Assine Já
quarta, 28 de julho de 2021
Região dos Lagos
22ºmax
15ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 46056 Óbitos: 1864
Confirmados Óbitos
Araruama 11325 353
Armação dos Búzios 5456 57
Arraial do Cabo 1564 87
Cabo Frio 12562 754
Iguaba Grande 4756 114
São Pedro da Aldeia 6144 273
Saquarema 4249 226
Últimas notícias sobre a COVID-19
PREOCUPAÇÃO

Bandeira amarela na região deixa São Pedro da Aldeia em estado de atenção para Covid-19

Apesar da faixa de risco baixo, os números de casos continuam subindo na cidade, principalmente os considerados graves

03 dezembro 2020 - 10h15Por Redação

O município de São Pedro da Aldeia, de acordo com a última avaliação do mapa de risco, atualizado pelo Governo do Estado, entrou em bandeira amarela para Covid-19, sendo a coloração de risco baixo. Apesar da avaliação estadual para a cidade aldeense, e toda a Baixada Litorânea, a cidade vem apresentando alta nos casos positivos para infecção por coronavírus e subida em quadros graves. Até essa quarta-feira (2), São Pedro da Aldeia registra 1.997 casos confirmados, 79 óbitos e 1.223 curados da Covid-19.

Para a secretária municipal de Saúde, Francislene Casemiro, apesar da coloração referente ao risco ser baixo, o aumento de casos alerta para a necessidade de se redobrar a precaução e reforçar as medidas de prevenção ao coronavírus.

"Precisamos contar com a colaboração de cada morador, seja ele do grupo de risco ou não, jovens ou idosos. Com a chegada do verão e a alta temporada, é preciso acender o alerta de que a pandemia não acabou e a Covid-19 é uma doença muito grave. A segunda onda é uma realidade no nosso país, precisamos da colaboração de todos", alertou.

Coloração

A avaliação de coloração é realizada pela Secretaria de Estado de Saúde quinzenalmente, dividindo o Estado em regiões de saúde. De acordo com a Nota Técnica nº 13/2020, da Subsecretaria Extraordinária de COVID-19, a coloração é dividida em risco muito baixo (verde), baixo (amarelo), moderado (laranja), alto (vermelho) e roxo (muito alto). Cada nível de risco representa um conjunto de recomendações de isolamento social.

O Estado, de modo geral, ainda permanece classificado em baixo risco da doença, simbolizado pela bandeira amarela, que também é a classificação das regiões Baixada Litorânea, Centro-Sul, Noroeste, Norte e Serrana.

Prevenção

Seguindo as medidas de prevenção das autoridades de Saúde e os decretos em vigência no âmbito municipal, a gestão reforça os cuidados preventivos e de higienização. Para minimizar os riscos a população deve evitar aglomerações desnecessárias, preservar e manter o distanciamento social seguro, lavar as mãos sempre que possível, utilizar álcool em gel e usar máscara facial sempre que for necessário sair de casa.

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.