quinta, 25 de abril de 2024
quinta, 25 de abril de 2024
Cabo Frio
27°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
A CONTA-GOTAS

Avanço na vacinação em Cabo Frio depende de envio de doses pelo Governo Federal, diz secretário

Felipe Fernandes fez live para tirar dúvidas da população sobre a imunização contra Covid

14 fevereiro 2021 - 11h40Por Redação

Em meio à polêmica sobre a prioridade na vacinação contra Covid-19  em Cabo Frio, o secretário de Saúde Felipe Fernandes disse que o avanço no calendário de vacinação depende do envio de doses pelo Governo Federal aos estados. A afirmação foi feita durante uma live promovida pela Prefeitura para tirar dúvidas da população, na última sexta-feira (12). 

Algumas das principais dúvidas se referiam sobre as datas para a vacinação dos idosos. Muitos internautas questionaram o calendário do Ministério da Saúde no que se refere a vacinação de todos os profissionais de saúde, mesmo aqueles que não são da linha de frente, antes de imunizar os idosos. Felipe explicou que as cidades têm obrigação de seguir o que determina o Governo Federal.

– Estamos muito felizes por finalmente podermos começar a vacinação de nossos idosos. Aguardávamos ansiosos o envio das doses para este grupo. Recebemos poucas, é verdade, apenas 1.690, mas já pudemos iniciar a proteção deles. Peço paciência à população, pois ao município cabe somente a aplicação da vacina, mas o envio das doses é obrigação do Governo Federal. Só podemos avançar com o calendário quando o imunizante estiver na cidade. Mas todos seremos vacinados – explicou Felipe durante a live.

Com relação à imunização dos idosos acamados, iniciada na última semana, Fernandes esclareceu que os idosos nesta condição que tenham acima de 90 anos devem enviar e-mail para [email protected] e informar nome completo, a data de nascimento, o número do CPF, telefone e endereço completo com ponto de referência.

Sobre o escalonamento por faixa etária dos idosos, o secretário esclareceu como vai funcionar a divisão estabelecida pelo Ministério da Saúde e citou cada grupo por idade, que são: pessoas de 90 anos ou mais (com prioridade para os acamados); pessoas de 80 anos ou mais; pessoas de 75 a 79 anos; pessoas de 70 a 74 anos; pessoas de 65 a 69 anos; pessoas de 60 a 64 anos.

Durante a transmissão ao vivo, Felipe disse ainda que não há previsão de chegada de novas doses para o município, mas garantiu aos internautas que assim que a cidade for informada, toda a população também será.

Por fim, Felipe recebeu perguntas sobre como a população, principalmente os idosos, podem se proteger de fake news. Ele orientou que as pessoas procurem se informar por meio de veículos de imprensa que tenham credibilidade, mas principalmente, pelos canais oficiais da Prefeitura de Cabo Frio.