sexta, 19 de abril de 2024
sexta, 19 de abril de 2024
Cabo Frio
22°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
POR CONTA PRÓPRIA

Arraial faz parte de consórcio intermunicipal para compra de vacinas contra Covid-19

Cidades querem novas doses junto às fabricantes, além das oferecidas pelo Governo Federal

02 março 2021 - 16h31Por Rodrigo Branco

O município de Arraial do Cabo pode ter brevemente um reforço no número de vacinas contra a Covid-19 na cidade. O município confirmou na tarde desta terça-feira (2) que faz parte de um consórcio composto por outras cidades para a aquisição de mais doses, além das já destinadas pelo governo federal dentro do Plano Nacional de Imunização (PNI). A compra ‘por fora’ foi permitida por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) na semana passada, desde que fique comprovada a insuficiência no número de doses oferecidas dentro do PNI. 

Em nota, a Prefeitura informou que participa do consórcio e, desta forma, foi feita uma carta de intenção para tentar receber mais vacinas. O município disse ainda que aguarda uma resposta sobre a possibilidade de conseguir o reforço no número de doses. O texto é finalizado dizendo que o consórcio é pra comprar mais vacinas com "o melhor preço possível".

Segundo o jornalista Octavio Guedes, da TV Globo e da Globonews, além de Arraial, fazem parte do consórcio até o momento os municípios de Saquarema, Macaé, São João de Meriti, Petrópolis, Barra do Piraí e Vassouras. Em resposta ao jornalista no Twitter, o prefeito do Rio, Eduardo Paes (DEM), afirmou que a capital entrará na empreitada intermunicipal. Por sua vez, o Estado do Rio seguirá alinhado ao Plano Nacional de Imunização e não comprará novas doses, além das distribuídas pelo Ministério da Saúde.

Nesta segunda (1º), o governador em exercício Cláudio Castro (PSC) vetou projeto de lei aprovado na Assembleia Legislativa que autoriza a compra de vacinas fora do PNI.

Vacinação de idosos – A Secretaria de Saúde de Arraial do Cabo iniciou nesta terça-feira (2), a vacinação contra a Covid-19 dos idosos entre 83 e 84 anos. A imunização dessa faixa etária prosseguirá até quarta-feira (3).

Na quinta-feira (4) e sexta-feira (5) serão vacinados os idosos que têm de 80 a 82 anos. A imunização ocorre em nove pontos do Município, das 8h às 16h.

A vacinação acontece nos ESFs do Sabiá, Figueira, Monte Alto, Cabocla e Boa Vista; na Apae da Prainha; na Escola Municipal Adolpho Beranger Júnior; na Associação dos Aposentados e Pensionistas - Praia dos Anjos e na Associação de Moradores do Canaã.