quinta, 25 de abril de 2024
quinta, 25 de abril de 2024
Cabo Frio
27°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
NADA FEITO

Após reunião com MP, Prefeitura de Arraial decide manter medidas de isolamento

Comércio permanece fechado e atividades turísticas suspensas no município

09 junho 2020 - 20h37Por Redação

O prefeito de Arraial do Cabo, Renatinho Vianna (Republicanos), decidiu manter o decreto municipal que determina o fechamento do comércio e atividades turísticas suspensas, como forma de prevenção à Covid-19. A decisão foi tomada após reunião por teleconferência, na tarde desta terça-feira (9), com os promotores André Navega e Vinícius Lameira, do Ministério Público. Participaram também, representantes da Saúde, Segurança Pública, Turismo, Procuradoria, Associação Comercial e Industrial (Aciac) e Associação de Turismo (Atac).

Para que a retomada das atividades aconteça, a Prefeitura de Arraial do Cabo precisa apresentar um relatório com todas as informações técnicas como os índices na cidade, que levam em conta o número de vagas, internações, casos confirmados e mortes. O planejamento será baseado nos dados quantitativos e qualitativos, para que desta forma, seja avaliado e aprovado pelo Ministério Público.

De acordo com o Prefeito Renatinho Vianna, todo o processo será realizado seguindo as recomendações do MP. “Tenho total consciência que o desgaste é muito grande para a economia local, mas não podemos nos precipitar e colocar a vida dos munícipes em risco. Entendemos todas as dificuldades enfrentadas pelos setores envolvidos, mas vamos seguir as orientações, para que tenhamos um resultado positivo ao final da pandemia. Mesmo que nossa cidade ainda tenha um dos menores índices da doença na Região dos Lagos, optamos por ter cautela. Não existe uma data definida para que a flexibilização aconteça” – reforçou Renatinho.

O prefeito reitera que as atividades turísticas permanecem suspensas durante a pandemia, desde o aluguel de casas para temporada, meios de hospedagens e passeios turísticos, assim como as praias seguem com restrições. Os agentes da Secretaria do Ambiente continuam com o trabalho de conscientização, abordando a população para que respeitem o isolamento social.

Quanto à entrada de veículos, o acesso continua permitido apenas para aqueles que comprovem residência fixa e prestação de serviços no Município. As barreiras instaladas nos principais pontos de acesso ao Centro e aos Distritos permanecem funcionando.

A restrição de locomoção noturna, determinada por meio do Decreto nº 3.076, continua em vigor, sendo direcionado para qualquer indivíduo, incluindo a permanência e o trânsito em vias, praias e praças públicas, entre 22h e 6h.

Os decretos assinados no município desde o início da pandemia, têm como base as orientações da Organização Mundial da Saúde, em conformidade também com o Ministério Público.