sexta, 19 de abril de 2024
sexta, 19 de abril de 2024
Cabo Frio
22°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
IMUNIZAÇÃO DISTANTE

Apesar dos planos, vacina ainda é um sonho na região

Aquisição de imunizantes para Covid-19 só deve ter definições a partir de janeiro

27 dezembro 2020 - 11h25Por Tomás Baggio

Quem se preocupa com a própria saúde e com a saúde das outras pessoas, quem quer a economia girando ou simplesmente quem não aguenta mais essa loucura toda que o mundo está passando, só pensa em uma coisa: a tal da vacina. A picadinha tão esperada, no entanto, ainda está longe de ser uma realidade breve. O que só reforça o mantra dos profissionais de saúde de que é preciso ter paciência e manter a vigilância.

Mesmo com tanta expectativa pela chegada dos imunizantes que já vêm sendo desenvolvidos no Brasil e mundo afora, os planos de aquisição para as cidades da Região dos Lagos ainda são muito tímidos. 

Nos casos de Cabo Frio, Búzios, Arraial do Cabo e São Pedro da Aldeia, que terão mudança de governo na virada do ano, parece que as definições só serão efetivamente tomadas a partir de janeiro. Destas cidades, apenas a Prefeitura de Búzios não enviou resposta à reportagem sobre o tema.

Em Arraial do Cabo, o tema está sendo abordado tanto pela atual gestão como pela equipe do futuro governo. No momento, Arraial está sob o comando do vice-prefeito, Serginho Carvalho, agora prefeito em exercício com o afastamento de Renatinho Vianna, pouco antes do fim do mandato, em virtude de denúncia feita pelo Ministério Público de suposto "desmonte da máquina".

"Assim que assumiu a Prefeitura, Serginho Carvalho enviou um ofício para a Secretaria Estadual de Saúde para marcar uma reunião com o secretário com o objetivo de discutir sobre medidas de combate a covid-19 e também sobre a aquisição de vacinas, mas ainda não obteve resposta", afirma a Prefeitura de Arraial do Cabo em nota.

Já a equipe de transição do prefeito eleito Marcelo Magno afirmou que prepara uma carta de intenções para ser enviada ao Instituto Butantan, responsável pela produção da vacina Coronavac, em parceria com o laboratório chinês Sinovac.

"O prefeito eleito, Marcelo Magno, junto à equipe de transição, mais especificamente os responsáveis pela Saúde, já mantém contatos com o Instituto Butantan para aquisição das vacinas (quantitativo ainda a ser definido). Uma carta de intenção de compra já está sendo encaminhada após contatos telefônicos", afirma a equipe do futuro governo de Arraial.

Em São Pedro da Aldeia, segundo a Secretaria de Saúde, o tema está na pauta. A meta é deixar um planejamento pronto para a próxima gestão.

"A compra de vacinas contra o coronavírus foi colocada em pauta de discussão pela atual gestão. No momento, a possível compra está em fase de planejamento", afirma a Prefeitura em nota.

Já em Cabo Frio, o futuro secretário de Saúde, Felipe Fernandes, indicado pelo prefeito eleito José Bonifácio, disse em entrevista à Folha que todas as possibilidades estão sendo estudadas.

"Estamos conversando e estudando sobre esta possibilidade de realizarmos o mesmo movimento que as cidades vizinhas estão realizando. Ainda não posso afirmar nada. Estamos estudando todas as possibilidades", declarou Felipe.