Assine Já
segunda, 29 de novembro de 2021
Região dos Lagos
31ºmax
19ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 53491 Óbitos: 2186
Confirmados Óbitos
Araruama 12497 447
Armação dos Búzios 6580 73
Arraial do Cabo 1754 93
Cabo Frio 15408 901
Iguaba Grande 5564 147
São Pedro da Aldeia 7047 290
Saquarema 4641 235
Últimas notícias sobre a COVID-19
IMUNIZAÇÃO DISTANTE

Apesar dos planos, vacina ainda é um sonho na região

Aquisição de imunizantes para Covid-19 só deve ter definições a partir de janeiro

27 dezembro 2020 - 11h25Por Tomás Baggio

Quem se preocupa com a própria saúde e com a saúde das outras pessoas, quem quer a economia girando ou simplesmente quem não aguenta mais essa loucura toda que o mundo está passando, só pensa em uma coisa: a tal da vacina. A picadinha tão esperada, no entanto, ainda está longe de ser uma realidade breve. O que só reforça o mantra dos profissionais de saúde de que é preciso ter paciência e manter a vigilância.

Mesmo com tanta expectativa pela chegada dos imunizantes que já vêm sendo desenvolvidos no Brasil e mundo afora, os planos de aquisição para as cidades da Região dos Lagos ainda são muito tímidos. 

Nos casos de Cabo Frio, Búzios, Arraial do Cabo e São Pedro da Aldeia, que terão mudança de governo na virada do ano, parece que as definições só serão efetivamente tomadas a partir de janeiro. Destas cidades, apenas a Prefeitura de Búzios não enviou resposta à reportagem sobre o tema.

Em Arraial do Cabo, o tema está sendo abordado tanto pela atual gestão como pela equipe do futuro governo. No momento, Arraial está sob o comando do vice-prefeito, Serginho Carvalho, agora prefeito em exercício com o afastamento de Renatinho Vianna, pouco antes do fim do mandato, em virtude de denúncia feita pelo Ministério Público de suposto "desmonte da máquina".

"Assim que assumiu a Prefeitura, Serginho Carvalho enviou um ofício para a Secretaria Estadual de Saúde para marcar uma reunião com o secretário com o objetivo de discutir sobre medidas de combate a covid-19 e também sobre a aquisição de vacinas, mas ainda não obteve resposta", afirma a Prefeitura de Arraial do Cabo em nota.

Já a equipe de transição do prefeito eleito Marcelo Magno afirmou que prepara uma carta de intenções para ser enviada ao Instituto Butantan, responsável pela produção da vacina Coronavac, em parceria com o laboratório chinês Sinovac.

"O prefeito eleito, Marcelo Magno, junto à equipe de transição, mais especificamente os responsáveis pela Saúde, já mantém contatos com o Instituto Butantan para aquisição das vacinas (quantitativo ainda a ser definido). Uma carta de intenção de compra já está sendo encaminhada após contatos telefônicos", afirma a equipe do futuro governo de Arraial.

Em São Pedro da Aldeia, segundo a Secretaria de Saúde, o tema está na pauta. A meta é deixar um planejamento pronto para a próxima gestão.

"A compra de vacinas contra o coronavírus foi colocada em pauta de discussão pela atual gestão. No momento, a possível compra está em fase de planejamento", afirma a Prefeitura em nota.

Já em Cabo Frio, o futuro secretário de Saúde, Felipe Fernandes, indicado pelo prefeito eleito José Bonifácio, disse em entrevista à Folha que todas as possibilidades estão sendo estudadas.

"Estamos conversando e estudando sobre esta possibilidade de realizarmos o mesmo movimento que as cidades vizinhas estão realizando. Ainda não posso afirmar nada. Estamos estudando todas as possibilidades", declarou Felipe.

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.