sábado, 20 de abril de 2024
sábado, 20 de abril de 2024
Cabo Frio
23°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
'CASO EXTREMO'

Adriano descarta decretar ‘lockdown’ em Cabo Frio

Prefeito alega que medida levaria a corrida aos supermercados e que não há pessoal suficiente para fiscalização

14 maio 2020 - 18h41Por Rodrigo Branco

O prefeito de Cabo Frio Adriano Moreno (DEM) descartou decretar a restrição total de circulação de pessoas no município, conhecida como ‘lockdown’, como forma de evitar a propagação do novo coronavírus e reduzir o número de casos. A declaração foi dada em entrevista ao jornalista Sidnei Marinho, da Rede Litoral News, nesta quinta-feira (14). 

Adriano afirmou que a medida seria ‘a última das últimas’ a serem tomadas no momento e pediu a compreensão da população para o cumprimento dos decretos restritivos assinados até o momento. Municípios vizinhos, Búzios e Arraial do Cabo adotaram a medida, mas apenas no período noturno.

– Lockdown é uma medida muito extrema, porque é o isolamento total. Quando você decreta o lockdown, pode criar um pânico e as pessoas saírem correndo para o supermercado e podem falar produtos básicos para a população. Esse é um problema. O outro é que para se fazer cumprir o lockdown na nossa cidade precisaríamos de, no mínimo, três mil homens da rua, fiscalizando e não deixando as pessoas saírem de duas casas – justificou.

Se, por um lado, o prefeito afirmou que não tomará medidas mais drásticas do que as já determinadas, de outro; avisou que não vai mais fazer qualquer tipo de concessão para reabertura de outros segmentos do comércio, que não os considerados essenciais. Segundo Adriano, após liberar a construção civil, as lojas de material de construção, mecânicos e borracharias, mediante o cumprimento de normas sanitárias, não haverá nova flexibilização.

– Não vamos liberar mais nada até porque nesse momento o país está vivendo o pico da pandemia do coronavírus. Nesse momento, antes de estar prefeito, eu sou médico, e tenho uma responsabilidade muito grande. Estamos conseguindo controlar dentro do nosso município, com 220 mil habitantes, uma pandemia que já devastou países – afirmou.

“Hoje estamos com 50% dos leitos ocupados”, disse o prefeito

Em análise feita durante o programa com o jornalista, Adriano também comentou sobre a pandemia no município. Segundo ele, em Cabo Frio, a situação é de ‘controle da doença’.

O prefeito afirma que há respiradores no Hospital São José Operário, na UPA do Parque Burle, no Hospital do Jardim Esperança, no Hospital da Mulher e no Hospital de Campanha Unilagos. Sobre este último, ele admitiu que a unidade opera com a metade de capacidade, por falta de médicos intensivistas e de outros profissionais especializados para trabalho em UTI. 

Ainda assim, segundo Adriano, a rede municipal ainda tem 50% de ocupação e não corre risco imediato de colapso. 

– Tomamos cuidado para que não sobrecarregar nossa rede hospitalar, mas nos temos condição ainda de suportar o aumento da propagação do vírus na nossa cidade – garante.