COMEÇO DO CAMINHO

Região dos Lagos receberá 14.650 doses da vacina contra Covid na primeira leva enviada pelo Estado

Remessa será destinada a profissionais da Saúde, idosos em abrigos e deficientes internados

18 JAN 2021 • POR Rodrigo Branco • 20h35
Remessa é suficiente para vacinar 7.325 pessoas, em duas doses - Divulgação

A Região dos Lagos receberá 14.650 doses da CoronaVac, vacina contra Covid-19 produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa SinoVac, para a primeira etapa de imunização. Os municípios devem começar a receber os imunizantes do Governo do Estado a partir desta terça-feira (19).

A maior parte dos imunizados nesta primeira remessa será de profissionais da Saúde, que atuam na linha de frente contra a doença. Idosos que estão em abrigos ou em locais de repouso e pessoas com deficiência que estão internadas também fazem parte do público-alvo neste momento inicial. Contudo, a quantidade que será distribuída neste primeiro momento ainda não é suficiente para imunizar totalmente mesmo esses grupos.

Nesta segunda-feira (18), alguns municípios da região anunciaram as datas previstas para o início da vacinação e outros detalhes dos respectivos planos municipais de imunização. A Prefeitura de Búzios chegou a anunciar que começaria a imunização nesta segunda (18), porém, problemas na logística atrasaram a chegada das mais de 487 mil doses destinadas pelo Ministério da Saúde para distribuição ao estado do Rio de Janeiro.

Ainda assim, na capital, foram vacinadas as duas primeiras pessoas, em solenidade realizada aos pés do Cristo Redentor. As doses foram levadas para o centro de distribuição em Niterói. Outros dois voos chegarão ao Rio na manhça desta terça (19), com novas cargas de imunizantes.

Apenas Arraial do Cabo ainda não se pronunciou oficialmente sobre o início da vacinação. Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia divulgaram o começo da vacinação para esta quarta-feira (20). Araruama não deu data certa para começar a imunização, mas disse que ela será iniciada assim que as doses chegarem, o que deve acontecer nesta terça (19). 

Do primeiro lote, Cabo Frio receberá 5.310 doses (2.399 para profissionais de saúde; 126 para idosos e nove para pessoas com deficiência); Araruama 3.210 doses (1.448 para profissionais de saúde; 77 para idosos e seis para pessoas com deficiência); Saquarema 2.490 doses (1.127 para profissionais de saúde; 60 para idosos e quatro para pessoas com deficiência); São Pedro da Aldeia 1.770 doses (784 para profissionais de Saúde; 58 para idosos e quatro para pessoas com deficiência).

Por fim, Búzios receberá 750 doses (342 para profissionais de Saúde; 18 para idosos e uma para deficientes); Arraial do Cabo 620 doses (278 para profissionais de Saúde; 21 para idosos e um para deficientes) e Iguaba Grande 500 doses (225 para profissionais de Saúde; 17 para idosos e um para deficientes).

Com a quantidade total enviada pelo Estado, será possível vacinar inicialmente 7.325 pessoas em toda a região, uma vez que são necessárias duas doses para a completa imunização pela CoronaVac, com intervalo de 28 dias entre elas. 

(*) Matéria atualizada às 22h24.