quinta, 28 de março de 2024
quinta, 28 de março de 2024
Cabo Frio
25°C
Alerj Superbanner
Alerj Reb banner
SONHO ADIADO

Reabertura do Teatro Municipal de Cabo Frio é adiada mais uma vez

Pendências no Projeto de Segurança Contra Incêndio e Pânico vão atrasar a obra, que estava prevista para ser entregue à população até o final de junho

14 abril 2023 - 08h00Por Cristiane Zotich
Reabertura do Teatro Municipal de Cabo Frio é adiada mais uma vez

Fechado desde janeiro de 2017, o Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb, em Cabo Frio, não será mais reaberto ao público em junho deste ano. Agora, a nova previsão é para o segundo semestre de 2023. Após meses de questionamentos, nesta quarta-feira (12) a Prefeitura informou à Folha que o Projeto de Segurança Contra Incêndio e Pânico, protocolado para aprovação do Corpo de Bombeiros em novembro do ano passado, vem caindo em constantes pendências que vão adiar, mais uma vez, o sonho de artistas e moradores em ter o espaço novamente aberto ao público.

Segundo o governo municipal, o projeto foi protocolado no Corpo de Bombeiros, em novembro do ano passado, com previsão de resposta até março deste ano. Em dezembro, no entanto, foram apresentadas as primeiras exigências.

Após o atendimento de todos os itens, a Secretaria Municipal de Cultura protocolou o projeto novamente na segunda quinzena de março deste ano. O Corpo de Bombeiros respondeu na última segunda-feira (10) apresentando quatro novas pendências que já foram sanadas. O projeto será reenviado para aprovação nos próximos dias. O prazo para a conclusão de todos os trâmites, no Corpo de Bombeiros, é de 90 a 120 dias, informou a Prefeitura em nota.

Esta, no entanto, não é a primeira vez que a Prefeitura tenta aprovar o projeto junto aos bombeiros. Em 2019, durante o governo do ex-prefeito Adriano Moreno, também houve uma tentativa que gerou pendências. No entanto, segundo o secretário municipal de Cultura, Clarêncio Rodrigues, revelou à Folha em dezembro do ano passado, o governo anterior não enviou o cumprimento das exigências solicitadas.

— O prazo para a entrega expirou na época e nos colocou nesta situação. Por isso houve a solicitação de um novo projeto, atualizado — contou Clarêncio.

Batizado de Teatro Inah de Azevedo Mureb, o espaço foi inaugurado em 14 de agosto de 1997. Entre os muitos problemas que impedem a reabertura do espaço, estava a falta de energia elétrica. Segundo o governo municipal, a questão foi resolvida em outubro de 2021 com a assinatura de um acordo com a Enel. Pelo documento, o governo municipal se comprometeu a quitar, em 36 parcelas, uma dívida de R$ 25.637.166,16 relativas ao fornecimento de energia elétrica em vários prédios públicos, durante os períodos de março de 2003 até dezembro de 2020.

Tão antigas como as dívidas com a Enel são as promessas de reforma e reabertura do espaço. Em novembro de 2018 o teatro chegou a abrir agenda apenas para pequenas apresentações no foyer. Na época, a Prefeitura informou que o restante do prédio permaneceria fechado, aguardando aprovação do projeto de reforma pelo Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, para que a licitação fosse aprovada. As melhorias, segundo o governo municipal, “atenderiam exigências do próprio Corpo de Bombeiros de Cabo Frio (18º GBM) com o objetivo de garantir a segurança dos trabalhadores da casa, dos colaboradores e do público”. Estavam previstas duas novas portas de saída de emergência, mudança do piso da plateia por outro que não seja inflamável, sinalização luminosa nas escadas para o público, aumento nas portas de emergência que já existem e troca dos extintores. A ideia era de que todo o processo levasse cerca de dois meses. Mas, até hoje, tudo continua como em 2018.

Em fevereiro de 2021 o teatro chegou a ser visitado pelo arquiteto Marcos Flaksman, autor do projeto original do espaço (foto). A visita, que foi acompanhada pelo prefeito José Bonifácio, teve o objetivo de avaliar todo o prédio, verificando inicialmente as revitalizações que serão necessárias para a retomada do funcionamento. Em julho do mesmo ano, a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, esteve em Cabo Frio e se encontrou com o secretário de Cultura de Cabo Frio, Clarêncio Rodrigues. Entre algumas possibilidades, estava o apoio na revitalização do Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb, inclusive com aquisição de equipamentos técnicos como iluminação, por exemplo, via leis de incentivo.

Em nota enviada nesta quarta-feira (12), a Prefeitura informou que para a liberação total da plateia e do palco do teatro é preciso a aprovação do Projeto de Segurança Contra Incêndio e Pânico e também a execução do Projeto de Reforma da Caixa Cênica, cujo processo licitatório está em andamento. “A obra será iniciada após a conclusão da licitação. A previsão da Secretaria Municipal de Cultura é de reabrir totalmente o teatro no segundo semestre de 2023”.

O governo municipal informou, também, que apesar de estar fechado para realização de espetáculos, o Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb segue funcionando de forma parcial com ensaios, reuniões e oficinas, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, na Sala Ângelo Samerson. Nas segundas e quartas-feiras, são realizadas aulas de violão; nas quartas-feiras de dança de salão. Além disso, diariamente são realizados ensaios de teatro, dança e circense.