sábado, 27 de abril de 2024
sábado, 27 de abril de 2024
Cabo Frio
25°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Cultura

Teatro Municipal de Cabo Frio deve ser reaberto até junho de 2023, diz Prefeitura

Projeto de Segurança Contra Incêndio e Pânico foi remetido para aprovação do Corpo de Bombeiros

28 dezembro 2022 - 15h01Por Cristiane Zotich
Teatro Municipal de Cabo Frio deve ser reaberto até junho de 2023, diz Prefeitura

O Teatro Municipal de Cabo Frio será reaberto ao público até junho de 2023, assegurou à Folha dos Lagos a assessoria de comunicação da Prefeitura. Segundo o governo municipal, os trâmites para aprovação dos projetos de Segurança Contra Incêndio e Pânico e da reforma da caixa cênica  já estão em andamento. Essas etapas antecedem o início efetivo das obras de reforma do prédio, que está fechado desde janeiro de 2017.
 
Em agosto deste ano, depois de meses de questionamentos feitos pelo jornal, a prefeitura informou que as pendências referentes ao Projeto de Segurança Contra Incêndio e Pânico haviam começado a ser resolvidas com a atualização das normas de combate a incêndio. Concluída esta etapa, um novo projeto foi elaborado e encaminhado para avaliação e liberação do Corpo de Bombeiros, no Rio de Janeiro, em novembro. O prazo para a conclusão do processo varia de 90 a 120 dias.
 
— Um dos principais motivos de o teatro continuar fechado hoje é por não terem enviado, em 2019, o cumprimento das exigências solicitadas. O prazo para a entrega expirou na época e nos colocou nesta situação. Por isso houve a solicitação de um novo projeto, atualizado — explicou o secretário de Cultura de Cabo Frio, Clarêncio Rodrigues.
 
Batizado de Teatro Inah de Azevedo Mureb, o espaço foi inaugurado em 14 de agosto de 1997. Entre os muitos problemas que impedem a reabertura do espaço, estava a falta de energia elétrica. Segundo o governo municipal, a questão foi resolvida em outubro do ano passado com a assinatura de um acordo com a Enel. Pelo documento, o governo municipal se comprometeu a quitar, em 36 parcelas, uma dívida de R$ 25.637.166,16 relativas ao fornecimento de energia elétrica em vários prédios públicos, durante os períodos de março de 2003 até dezembro de 2020. 
 
Tão antigas como as dívidas com a Enel são as promessas de reforma e reabertura do espaço. Em novembro de 2018 o teatro chegou a abrir agenda apenas para pequenas apresentações no foyer. Na época, a Prefeitura informou que o restante do prédio permaneceria fechado, aguardando aprovação do projeto de reforma pelo Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, para que a licitação fosse aprovada. As melhorias, segundo o governo municipal, “atenderiam exigências do próprio Corpo de Bombeiros de Cabo Frio (18º GBM) com o objetivo de garantir a segurança dos trabalhadores da casa, dos colaboradores e do público”, e previam duas novas portas de saída de emergência, mudança do piso da plateia por outro que não seja inflamável, sinalização luminosa nas escadas para o público, aumento nas portas de emergência que já existem e troca dos extintores. A ideia era de que todo o processo levasse cerca de dois meses. Mas, até hoje, tudo continua como em 2018.
 
Em fevereiro de 2021 o teatro chegou a ser visitado pelo arquiteto Marcos Flaksman, autor do projeto original do espaço. A visita, que foi acompanhada pelo prefeito José Bonifácio, teve o objetivo de avaliar todo o prédio, verificando inicialmente as revitalizações que serão necessárias para a retomada do funcionamento. Na visita, o prefeito chegou a anunciar que estava providenciando religamento da energia e que, em breve, teria detalhadamente tudo o que precisa ser feito “para que possamos reabrir com a grandeza que ele merece, e com a valorização dos nossos artistas locais”.
 
Em julho de 2021, a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, esteve em Cabo Frio e se encontrou com o secretário de Cultura de Cabo Frio, Clarêncio Rodrigues. Eles conversaram sobre a revitalização do Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb, inclusive a respeito da aquisição de equipamentos técnicos como iluminação, por exemplo, via leis de incentivo. Apesar de ainda não estar funcionando por completo, o Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb tem promovido algumas atividades na sala  Angelo Samerson. Em novembro, por exemplo, aconteceu um Workshop Gratuito de Atores, voltado para pessoas de 15 a 55 anos.