SEMANA FLUMINENSE DE PATRIMÔNIO

Museu da Pesca promove primeiro encontro virtual com mestres da canoa de boçarda em Arraial do Cabo

Série de três encontros tem objetivo de produzir livro coletivo com os mestres Chonca e Harildo

9 SET 2021 • POR Redação • 09h52
Aos 80 anos, Mestre Chonca é um dos guardiões dos saberes da produção de canoas em Arraial. - Arquivo Folha

Nesta quinta-feira (9), acontece o primeiro encontro virtual promovido pelo Museu da Pesca Tradicional/Sala Expositiva Mestre Chonca e Circuito dos Mestres Sabedores da Cultura Popular em Arraial do Cabo. O encontro terá a participação do Mestre Wilson Luiz da Silva, o Chonca, e do Mestre Harildo Francisco e acontece na 11º. Semana Fluminense do Patrimônio 2021.

O evento é aberto ao público e será transmitido pelo Google Meet, às 15h30. Quem quiser participar pode fazer a inscrição pelo e-mail umpotlatch@yahoo.com.br. 

Ao todo, serão realizados três encontros que terão a apresentação da ecóloga Ana Paula da Silva, com a mediação da etnobotânica Viviane Kruel e do sociólogo Paulo Sérgio Barreto.

Todos os eventos serão registrados com o objetivo de produzir uma edição impressa ou em formato e-book de um livro coletivo, a partir das narrativas, depoimentos e transmissões dos conhecimentos dos mestres carpinteiros de canoas de boçarda e do público inscrito.

A gente gostaria que o público participassem com questões e fotos sobre as canoas e a pesca. Serão três encontros gravados.  A perspectiva é a salvaguarda da pesca tradicional e os território da pesca tradicional 0 explica Paulo Sérgio, que coordena o Museu da Pesca Tradicional/ Sala Expositiva Mestre Chonca e o Circuito dos Mestres Sabedores da Cultura Popular.

Sobre os mestres  O mestre Wilson Luiz da Silva (apelido, "Chonca") reforma canoas de boçarda (canoas de um tronco só). Aprendeu a sua profissão observando, escutando e participando dos pequenas reformas com os mais antigos mestres carpinteiros de Arraial do Cabo e de Cabo Frio. E, desde os anos 70, tem o seu estaleiro na Praia Grande aonde conserta diversas canoas das praias da cidade além de construir caíco e confeccionar miniaturas decanoas. E, com maestria, dá aulas para estudantes, professores, moradores e visitantes sobre os saberes tradicionais.

O mestre Harildo Francisco aprendeu o seu ofício de carpintaria naval quando jovem fazendo miniaturas de canoas de boçarda, por brincadeira. Pela experiência, vivência, tato e conhecimento tradicional com e/ou sem ajuda de assistente reforma e conserta as canoas de boçarda das praias da cidade e constrói pequenas embarcações, como, os caicos e faz miniaturas de canoas na Praia da Prainha. Sua habilidade é insuperável! Pois com desenvoltura, habilidade e competência faz com maestria o seu ofício da carpintaria naval.

Os encontros:

Dia 9 de Setembro (Primeiro encontro) Museu da Pesca Tradicional/Sala Expositiva Mestre Chonca com os dois mestres carpinteiros tradicionais: Wilson Luiz da Silva (apelido, "Chonca") e Harildo Francisco, às 15:30h.

Dia 14 de Outubro (Segundo encontro) Porto das Canoas da Praia Grande com o mestre Wilson Luiz da Silva (apelido, "Chonca"), às 15:30h.

Dia 21 de Outubro (Terceiro encontro) Porto das Canoas da Praia da Prainha com o mestre Harildo Francisco, às 15:30h.