ANTES TARDE...

Construção do Mirante da Prainha, em Arraial, terá início na próxima segunda-feira (26)

Após perder recurso na Justiça, Estado vai bancar obras de contenção da encosta por R$ 4,7 milhões

19 ABR 2021 • POR Redação • 18h29
Obra feita para segurança também será atrativo turístico. - Divulgação

Na próxima segunda-feira (26), vai ser iniciada a construção do mirante da Prainha, em Arraial do Cabo. A obra emergencial para a contenção da escosta da rodovia RJ-102 será de responsabilidade do Governo do Estado do Rio de Janeiro,

A obra de contenção, A estrutura de concreto armado do mirante e a recomposição de pavimento, terá um custo de R$ 4.747.196,99. O prazo de conclusão é de oito meses e a obra vai ser executada pela empresa Geologus Engenharia.

Durante o período da obra de contenção de encosta, a Prefeitura terá que fazer algumas intervenções e alterações no trânsito na RJ-140. As mudanças já foram planejadas e serão anunciadas nos próx imos dias.

De acordo com a Prefeitura, a obra foi um pedido do prefeito, Marcelo Magno (PL), ao presidente do Departamento de Estrada e Rodagem (DER), Luiz Roberto Pereira, em uma audiência no dia 19 de janeiro, na sede do órgão, com a participação do Secretário Municipal de Obras, Pedro Cajueiro. 

No entanto, a briga para que o Governo do Estado tomasse providências é mais antiga e chegou até a Justiça que, em outubro do ano passado, negou recurso da Procuradoria Geral do Estado contra a ação civil pública do municípios que exigia que o DER fizesse as obras de contenção.

Conforme matéria da Folha publicada em 24 de setembro de 2020, as chuvas que caíram naquela ocasião deixaram a situação ainda mais perigosa para os motoristas, uma vez que a erosão do solo, deixou o trecho sem acostamento e a pista bem próxima da ribanceira.

O laudo feito a partir de uma vistoria no local apontou os riscos. “Em maio de 2019, a movimentação do terreno foi tamanha que postes que estavam instalados no bordo da rodovia caíram. No momento atual, é possível observar o aceleramento do intemperismo provocado pela infiltração na pista de rolamento e causando efeitos à jusante.”