COM ANESTESIA

Governo do Estado garante entrega de medicamentos do 'Kit intubação' aos municípios

De acordo com Secretaria Estadual de Saúde, entrega foi na última sexta-feira (9)

13 ABR 2021 • POR Redação • 16h11
A secretaria relatou ao MPF que a distribuição dos medicamentos é realizada de forma equânime, levando em conta o número de pacientes atendidos e estoque - Rovena Rosa (Agência Brasil)

A Secretaria Estadual de Saúde informou que fez a entrega, na última sexta-feira (9), de medicamentos componentes do chamado “kit intubação” aos municípios e unidades de saúde de todo o estado que atendem pacientes em tratamento de Covid-19. Entre os itens distribuídos estão: atracúrio, propofol e morfina, medicações fundamentais para o tratamento de pacientes internados em estado grave em UTI. A quantidade de Kits, contudo, não foi informada.

Na última quinta-feira (8), em reunião com o Ministério Público Federal, Ministério Público do Estado do Rio e Defensoria Pública do Estado e da União, a Secretaria Estadual de Saúde informou que entregaria todo o estoque de medicação do 'kit intubação' aos municípios e hospitais. O material foi entregue pelo Ministério da Saúde.

Segundo o Governo do Estado, os técnicos da Secretaria de Saúde informaram à procuradora federal Roberta Trajano que estão buscando alternativas viáveis para resolver o abastecimento das unidades do estado, entretanto destacaram que o problema vem ocorrendo em todo o Brasil. Entre as medidas estão a adesão à ata do Ministério da Saúde (MS) para aquisição dos medicamentos e a realização de um processo de compra, em andamento, para suprir a necessidade do estado nos próximos três meses.

Todas as etapas dos processos serão compartilhadas com o Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual e Defensoria Pública, como forma de dar transparência às aquisições. Além disso, a Secretaria Estadual de Saúde fez um pedido de aditivo de 50% no contrato de adesão da ata do Ministério da Saúde  para receber mais medicamentos e já obteve duas respostas positivas.

A secretaria relatou ao MPF que a distribuição dos medicamentos é realizada de forma equânime, levando em conta o número de pacientes atendidos e estoque, com participação do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), para as unidades e municípios que constam no Plano Estadual de Contingência para Enfrentamento da Covid-19.

Em Cabo Frio, falta de anestesia impede cirurgias de câncer

Na última semana, durante entrevista em uma rádio local, o diretor da Onkosol, Marcelo Perelló, disse que as cirurgias de câncer estão suspensas por falta do Kit intubação. Segundo o médico, mais de 100 pessoas aguradam para ser operadas na unidade, que é particular mas também atende a pacientes do SUS.

Na rede municipal, a Prefeitura de Cabo Frio informou que possui estoque do Kit Intubação e Medicamentos Auxiliares para aproximadamente 30 dias. Na quarta-feira (7), o município recebeu do Estado 1.441 ampolas de medicamentos que compõem o Kit intubação. A Secretaria Municipal de Saúde também abriu um processo de cotação eletrônica para aquisição emergencial desses insumos.