CALOTE NA PANDEMIA

Sem bolsas, Hemolagos deixa de fazer coletas de sangue

Atraso de repasses, sobretudo de Cabo Frio, atrapalhou planejamento, aponta diretor

30 JUL 2020 • POR Rodrigo Branco • 22h43
A unidade segue funcionando para repassar as bolsas que estão no estoque para os hospitais da região - Arquivo Folha

Banco de sangue responsável por atender a nove municípios da Baixada Litorânea, o Hemolagos, que fica em Cabo Frio, está impossibilitado de receber doações por falta de bolsas. Por esse motivo, ficou fechado nesta quinta-feira (30) e só deverá ser reaberto na segunda (3), caso consiga resolver a questão, segundo o diretor da unidade, Marcelo Paiva Paes.

O motivo para a falta do insumo básico é a inadimplência de alguns dos municípios que fazem parte do consórcio, em especial de Cabo Frio, que faz o maior aporte – cerca de R$ 22 mil dos R$ 88 mil mensais recebidos pelo Hemolagos das prefeituras. Segundo o diretor, a falta de pagamento de Cabo Frio ao longo dos últimos anos, associado à falta de repasse da verba carimbada do SUS, que vem pelo município, prejudicou o planejamento.

– O município que regulamente não paga é Cabo Frio. Mas a gente vai se virando porque os outros municípios pagam e tem o dinheiro do SUS, que é do Ministério da Saúde, que vem via Cabo Frio. Agora, esse mês, até esse dinheiro atrasou e esse dinheiro não é de Cabo Frio, é do Ministério da Saúde, é com relação ao que a gente produz. E, normalmente entra dia 27 e 28 e, este mês, não entrou. Eles também não falaram nada. Eles mudaram as pessoas do Fundo (Municipal de Saúde) e eu não tenho mais como falar com as pessoas do Fundo – explica Marcelo Paiva Paes.

A unidade segue funcionando para repassar as bolsas que estão no estoque para os hospitais da região. O diretor do Hemolagos espera que entre o dinheiro referente ao município de Rio de Ostras para normalizar a situação no começo da próxima semana. Enquanto isso, a unidade seguirá sem receber doações.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde disse que o município de Cabo Frio reconhece a importância do Hemolagos para a Região dos Lagos e assim como os outros municípios conveniados atravessa uma terrível crise financeira. Segundo a pasta, mesmo diante de tantas dificuldades vai autorizar a quitação de uma das três parcelas que estão em atraso com o Banco de Sangue até a próxima segunda-feira, 3 de agosto.

A secretaria informou ainda que até o dia 31 de agosto fará o possível para a quitação de mais parcelas e também afirma que os repasses referentes ao SUS estão em dia. Por fim, a pasta afirma que as parcelas que estão em atraso estão diretamente ligadas a arrecadação Municipal que foi prejudicada por conta da pandemia.

Além de Cabo Frio, o Hemolagos atende aos municípios de Saquarema, Araruama, Armação de Búzios, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Casimiro de Abreu, Arraial do Cabo e Rio das Ostras.