MEIO AMBIENTE

Prefeitura de Cabo Frio vai analisar água do Canal do Itajuru

Exame mensal será feito em seis pontos da cidade, inclusive na Lagoa de Araruama

21 FEV 2020 • POR Rodrigo Branco • 13h44
Uma das saídas de galerias fica nas proximidades do Boulevard Canal - Rodrigo Branco

Depois do Carnaval, a  Prefeitura de Cabo Frio vai passar a fazer a análise da água no Canal do Itajuru e da Lagoa de Araruama. A informação foi confirmada ontem pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Mario Flavio Moreira.

Segundo ele, a medida foi tomada para que o município tenha um banco de dados e possa agir mais rapidamente em caso de vazamento de esgoto, como o que aconteceu próximo à Ponte Feliciano Sodré, há duas semanas, depois de uma forte chuva na cidade. As imagens viralizaram na internet. 

Na ocasião, a concessionária de esgoto, a Prolagos, afirmou que se tratava do escoamento de água proveniente das fortes chuvas, levando todo o tipo de material que está nas vias públicas e na rede de drenagem. Cabo Frio não tem rede separadora de esgoto e águas pluviais.

A análise será feita mensalmente por um laboratório credenciado pelo Institutio Estadual do Ambiente  (Inea). O trabalho será custeado com recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente. 

Segundo o secretário, o laboratório foi escolhido por meio de licitação e o serviço começará  nas próximas semanas. Ao todo, serão monitorados seis pontos entre a Praia do Siqueira e a Boca da Barra, incluindo a saída na altura do cemitério Santa Isabel e nas Palmeiras.

– A gente já assinou o contrato, e na semana que vem vai fazer o empenho, Vamos esperar passar o Carnaval para começar a a fazer as análises. Quem tem a obrigação legal de fazer a balneabilidade é o Inea. Mas é uma forma de ter o controle tambpém. Quando houver vaamento de esgoto pode dar uma pronta resposta porque tem uma análise. Isso é importante porque sem análise, a multa fica fragilizada. 

Na área da Lagoa/Canal, o Inea faz análises de balneabilidade na Praia do Siqueira, nas Palmeiras e na Passagem. De acordo com a última verificação, feita no dia 4 de fevereiro, os três locais estão mpróprios para banho.