terça, 29 de abril de 2025
terça, 29 de abril de 2025
Cabo Frio
24°C
Magnauto
Magnauto site
LUTO

José Bonifácio, prefeito de Cabo Frio, morre aos 78 anos

Velório acontece a partir das 9h, no Palácio das Águias, e o sepultamento às 16h no Cemitério Santa Izabel

17 julho 2023 - 08h03Por Redação

“Pretendo deixar para os jovens um legado de que vale a pena lutar e enfrentar os problemas. É preciso acreditar sempre”. A declaração é de José Bonifácio, em entrevista à Folha dos Lagos, ainda quando concorria às últimas eleições majoritárias de Cabo Frio, em 2020.

A frase traduz seu legado de vida. Em 2018, ele havia sido diagnosticado com um tumor no pâncreas. Após 12 sessões de quimioterapia, que o fizeram perder 20 quilos, anunciou que estava curado em dezembro de 2019. Não apenas venceu a primeira batalha contra a doença, mas também uma das mais disputadas eleições da história de Cabo Frio. José Bonifácio Novellino entrou para o seleto grupo de políticos que conseguiram a oportunidade de governar a cidade pela terceira vez. Além do pedetista, apenas os contemporâneos Alair Corrêa e Marquinho Mendes, além de Domingos Ribeiro Bonifácio, nos anos 1940, e Francisco Paranhos, entre os anos 1940 e 1950, conseguiram a façanha, em quase um século.

Em 2021, no entanto, poucos meses após a posse, Bonifácio descobriu a existência de um nódulo no fígado (com cerca de um centímetro). E o mandato foi, também, marcado pela luta do prefeito contra a doença. Nesta segunda-feira, a Prefeitura de Cabo Frio informou seu falecimento, durante a madrugada. Bonifácio tinha 78 anos. O velório acontece a partir das 9h, no Palácio das Águias, e o sepultamento às 16h no Cemitério Santa Izabel.

LEIA MAIS:

 

Prefeito havia trabalhado mesmo no Hospital

Na sexta-feira (7), o prefeito havia recebido alta no Complexo Hospitalar de Niterói (CHN), onde estava internado desde segunda-feira (3). Mesmo internado, Bonifácio teria cumprido agenda de trabalho. Segundo a comunicação da prefeitura, na quarta-feira (5) ele recebeu a visita do promotor de Justiça André Navega, com quem teria tratado do envio de um projeto de lei para a Câmara Municipal sobre a organização administrativa da Procuradoria-Geral do Município. Recebeu, também, a visita do secretário municipal de Saúde, Janio Mendes, que teria informado ao prefeito sobre a liberação de uma verba de R$ 12 milhões para a reforma do Hospital São José Operário.

Leia Também

Instalação de gasoduto gera alerta ambiental e mobiliza comunidades da Região dos Lagos
PRÉ-SAL POLÊMICO

Instalação de gasoduto gera alerta ambiental e mobiliza comunidades da Região dos Lagos

Jovem autista de São Pedro da Aldeia se despede emocionado do Papa Francisco
PAPA DA INCLUSÃO

Jovem autista de São Pedro da Aldeia se despede emocionado do Papa Francisco

Editora cabo-friense, Sophia expõe obras em feira de livro de Belo Horizonte
Cultura

Editora cabo-friense, Sophia expõe obras em feira de livro de Belo Horizonte

RESISTÊNCIA

Casa de Referência Inês Etienne Romeu segue sob risco de despejo em Cabo Frio

Mesmo com reintegração suspensa no último dia 18, integrantes do Movimento Olga Benário permanecem em vigília; espaço acolhe mulheres vítimas de violência