sexta, 19 de julho de 2024
sexta, 19 de julho de 2024
Cabo Frio
19°C
Park Lagos
Park Lagos 2
Geral

O adeus a José Bonifácio nas redes sociais: o luto que une aliados a ex-adversários políticos

17 julho 2023 - 09h34Por Redação

Cabo Frio está de luto com o falecimento de José Bonifácio, na madrugada desta segunda-feira (17), aos 78 anos. Nas redes sociais, amigos, partidários e adversários políticos históricos do prefeito se manifestaram. “Zé é a maior prova que é possível relacionar honestidade, sinceridade, compromisso, gratidão, amizade, lealdade com a, hoje, renegada política partidária”, escreveu Mirinho Braga. “Você representa força, resiliência e perseverança”, afirmou Janio Mendes. "Hoje o Estado do Rio perdeu um grande homem público e um ser humano especial", disse Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro. Principal adversário político de Bonifácio,  o ex-prefeito Alair Corrêa, por sua vez,  assinalou que o povo de Cabo Frio "perde seu mais honrado político”. Em nota, o Procurador Geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Luciano Mattos, manifestou seu "profundo pesar pelo falecimento do prefeito de Cabo Frio" e transmitiu as suas "mais sinceras condolências à família e amigos".

LEIA MAIS:

Mirinho Braga, chefe de gabinete de Bonifácio: “Quando me perguntam se tenho referência política, respondo imediatamente: JOSE BONIFÁCIO. Escreveria com facilidade um livro, uma peça literária onde teríamos muito humor, sabedoria, lealdade, gratidão, sensibilidade, persistência e o exemplo da verdadeira amizade.  Amizade que não tem tamanho, impossível de medir, que me ensinou o caminho da boa política, a responsabilidade pela coisa pública, o prazer em priorizar os mais necessitados, em enxergar os invisíveis.  Zé é a maior prova que é possível relacionar honestidade, sinceridade, compromisso, gratidão, amizade, lealdade com a, hoje, renegada política partidária. Sua história ultrapassou fronteiras, dominou ideologias, esquerda, direita, centro, não importa, todos enxergam em Zezinho o exemplo de um político a ser seguido.  Deus me deu a graça de poder, por muitos anos, conviver com ele, de ter sua amizade, confiança, carinho, de ter sido aluno, muitas vezes confidente e companheiro sempre. Perco um pai, irmão, amigo, mestre. Fica a linda história, a gratidão, o aprendizado, a eterna amizade e a saudade que já está grande. Te amo, Zé!”.

Janio Mendes, ex-deputado e secretário de Saúde no governo Bonifácio: “Amigo, chega o momento difícil da despedida, mas sua memória estará eternamente guardada. Você me ensinou até o último instante. Você representa força, resiliência e perseverança. Você parte como um grande líder, deixando para sempre seu legado de ética, honestidade, verdade e fé. Obrigado, Zé!”.

Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro. "Hoje o Estado do Rio perdeu um grande homem público e um ser humano especial. Nos deixou essa madrugada o querido Zé Bonifácio, prefeito de Cabo Frio. Meus sentimentos aos amigos, familiares e ao companheiros do PDT na figura do amigo presidente @carloslupipdt . Minhas orações especialmente ao povo de Cabo Frio."

Davi Souza, vereador: “Nos despedimos de um grande homem. Uma figura que ficará marcada na história de Cabo Frio. Homem de caráter e ética inabaláveis.”

Alair Corrêa, ex-prefeito: “Pronto, acabou! Sua história continuará viva! Perdi hoje meu histórico adversário, JOSÉ BONIFÁCIO FERREIRA NOVELINO! Incrivelmente habituado a essas notícias de perdas, me emocionei, chorei! Me enfrentado por mais de 50 anos, esse guerreiro, está na mais importante parte de minha história, o que foi uma grande honra! Chegamos juntos à Câmara com nossos vinte e tantos anos. Nossa primeira luta foi na defesa dos lavradores das fazendas Campos Novos e Porto Velho! Nossa primeira vitória foi ter acabado com as perseguições, derrubada de casas e mortes dos lavradores pelos jagunços das duas fazendas! Logo, logo chegamos a Prefeito com o Zé se elegendo em três mandatos, eu em outros quatro! Juntos em 50 anos governamos a cidade por 34 anos dessas cinco décadas! DEFINO o Zé como o grande guerreiro! Enfrentou os exércitos adversários com fidalguia e respeito. Enquanto esteve em missão, jamais abandonou a trincheira! Quando lhe foi dado por três ocasiões diferentes (14 anos), o dever de cuidar das reservas do "quartel" (Prefeitura), o fez de forma firme, correta, honesta! Os que de alguma forma conseguiram vantagens em seus 14 governando, foi sem seu conhecimento, porque, se soubesse, os exoneraria! Nesses meus 53 anos de vida pública, jamais ocupei cargos em outros governos da cidade, nem mesmo nos que ajudei em eleições. Apenas no do Zé, em 1.978 ocupei um cargo de Superintendente de esportes! Cabo Frio perde hoje um de seus mais ilustres filhos! O povo perde seu mais honrado político! Zé combateu a corrupção sem medo, por isso como seu mais antigo adversário, reconhecendo-o como um político a frente de seu tempo, dou-lhe o título de: Bonifácio, o incorruptível! Que nosso Pai o receba de braços abertos!

Sergio Azevedo Filho, deputado estadual. “Cabo Frio está de luto. Recebo com profunda tristeza a notícia do falecimento do Prefeito José Bonifácio Ferreira Novellino. Envio as minhas sinceras condolências a sua esposa Ana Lúcia Valladão, e suas filhas, Danielle e Juliana Novellino, estendendo aos amigos e a toda comunidade. Que encontrem conforto e força para atravessar esse momento difícil.  Com pesar, Dr. Serginho e família!”.

Felipe Monteiro, ex-secretário de Turismo e Lazer: “Uma grande perda para todos os verdadeiros democratas . Morre um democrata , mas seus ideais de justiça social , espírito público e honradez permanecem firmes e vivos nos corações dos homens e mulheres que ainda tem valores e entendem que princípios e valores são inegociáveis.”

Anthony Garotinho, ex-governador do Rio de Janeiro: "Partiu José Bonifácio Ferreira Novellino, ou Zezinho, como ele gostava de ser chamado. Simplesmente, Zé. Foram muiotas campanhas juntos. Um homem do bem, um trabalhista, um político honesto. Estive com ele inúmeras vezes. Foi meu auxiliar quando comandei o Estado. Todos nós temos que partir um dia. Deus permitiu que nos deixasse no comando da cidade que sempre amou, Cabo Frio. Vai, Zé. Seu legado é de luz."