sexta, 29 de março de 2024
sexta, 29 de março de 2024
Cabo Frio
23°C
Alerj Superbanner
Park Lagos beer fest
'DIAMANTE BRUTO'

‘Dubai dos Lagos’: Arraial entra na rota de megainvestidores internacionais

Prefeito Renatinho Vianna confirma conversas com empresa que vai captar interessados em fazer negócios na cidade

31 março 2020 - 20h35Por Rodrigo Branco
Leia mais: Lamborghini alagada em São Paulo é de empresa por trás de possível megainvestimento em Arraial

Em meio à crise do coronavírus, Arraial do Cabo está no radar de um projeto que reúne megainvestidores internacionais, cujo modelo tem como espelho a cidade de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, conhecida pela pujança econômica e pela modernidade alcançadas nas últimas décadas. Em fevereiro, a Prefeitura foi procurada por executivos da Trend Innove Action, com sedes no Oriente Médio, Los Angeles e São Paulo, com o objetivo de apresentar o projeto que une esses investidores. A ideia é trazer resorts e cruzeiros para a cidade.

Pelas redes sociais, circula um vídeo do projeto, batizado de ‘Texy Arraial do Cabo’, apresentado pela executiva Carole Crist, ex-primeira-dama da Flórida, entre 2008 e 2012. A norte-americana cita nominalmente o prefeito Renatinho Vianna (Republicanos) e fala com entusiasmo sobre a possibilidade de fazer do município uma espécie de Caribe, a partir de investimentos, sobretudo, na área de Turismo.

Renatinho falou com exclusividade para a Folha que foi procurado pela empresa e disse que, apesar de os esforços momentâneos estarem voltados para a prevenção ao Coivd-19, a cidade está envolvida com o projeto. O prefeito comentou que os executivos tratam Arraial como ‘um diamante a ser lapidado’ e se disse otimista com as tratativas.

– Foi o grupo que procurou a gente. A gente até fica meio escaldado quando vem um grupo assim, nesse sentido, que promete esse tipo de coisa e, às vezes não vinga. A gente recepcionou, sentimos firmeza, até que provem em contrário. As coisas estão fluindo. Vamos torcer para dar certo. Arraial está à disposição, de portas abertas para qualquer tipo de investimento que seja positivo para a cidade e para a população. Vamos ver – comentou o prefeito, que é aguardado para um evento com possíveis investidores, no fim de junho, em Mônaco.

Renatinho reuniu-se com executivos da empresa que vai captar investidores para a cidade

O projeto prevê não apenas a participação do poder público, mas de empresários locais, chamados de ‘Guardiões do Futuro da Cidade’, que estejam dispostos a fazer parte do empreendimento. O conceito do ‘Texy’ é fomentar a elaboração de projetos economicamente viáveis e ecologicamente sustentáveis, sem a dependência da atuação estatal, que ficaria responsável por desburocratizar os processos. Esses projetos são levados pela empresa aos potenciais investidores. Um pré-lançamento on-line para o empresariado local está marcado para esta sexta-feira (3).

O CEO da Trend, Vinicius Vilela, afirmou que o interesse por Arraial surgiu em fevereiro, durante uma viagem de lua-de-mel. O guia turístico que o atendeu fez contato com o vereador Aryzinho Vianna, que o apresentou a Renatinho. A partir de então, o lazer voltou a ser trabalho e as tratativas avançaram. Vilela diz que um compromisso foi firmado, mas que não envolve custos para o município, apenas a facilitação do desenvolvimento dos projetos que serão alvos dos investimentos.

O executivo disse que ficou ‘impressionado’ com Arraial. Avaliou que a cidade tem vantagens em relação ao Caribe que seriam interessantes ao aporte de capital estrangeiro.

– É mais interessante para a América Latina ir para Arraial do que para o Caribe porque é logisticamente mais próximo e melhor economicamente mais interessante, por estar no Estado do Rio. O turista vai poder ir para Arraial e para a cidade do Rio – avalia o executivo, disposto a fazer da ‘Capital do Mergulho’ a Dubai dos Lagos, depois que a epidemia passar.

Leia mais: Lamborghini alagada em São Paulo é de empresa por trás de possível megainvestimento em Arraial