sexta, 29 de março de 2024
sexta, 29 de março de 2024
Cabo Frio
23°C
Alerj Superbanner
Park Lagos beer fest
MAIS UM ANO TREMULANDO

Júri internacional aprova renovação da Bandeira Azul na Praia do Peró por mais uma temporada

Banca reunida em Copenhague, na Dinamarca, anunciou locais que receberão certificação ambiental e sustentável para 2021/2022

01 outubro 2021 - 15h06Por Redação

Pelo quarto ano consecutivo, a Praia do Peró, em Cabo Frio, vai hastear a Bandeira Azul - certificado internacional de qualidade ambiental. Foi divulgado nesta sexta-feira (1º) o resultado da maior premiação global dedicada a gestão de praias, marinas e embarcações de turismo. O júri internacional, reunido em Copenhague, na Dinamarca, divulgou os locais que vão receber a certificação ambiental e sustentável na temporada de 2021/2022. O Brasil conquistou 28 aprovações, sendo 22 praias. Além do Peró, a praia do Sossego, em Niterói, e a Praia e a Reserva, no Rio, foram contempladas com o selo ecológico.

De acordo com Leana Bernardi, coordenadora do Programa Bandeira Azul no Brasil, o ano foi desafiador para que as praias e marinas cumprissem com todos os critérios estabelecidos pelo programa.

– Por conta da pandemia, houve dificuldade para alguns em realizar testes de balneabilidade da água e certas atividades relacionadas ao programa. No entanto, com a ajuda de nossos parceiros, todos os critérios foram cumpridos, ganhando reconhecimento do júri nacional e internacional – afirma.

A cerimônia de entrega das bandeiras acontece entre novembro e dezembro, no início da temporada de verão no hemisfério sul. Com 7,2 kms de costa com águas cristalinas, a Praia do Peró é a única no mundo onde a Bandeira Azul foi conquistada a pedido da comunidade, no caso os Amigos do Peró, entidade que luta pela preservação da orla da praia, que integra o Parque Estadual da Costa do Sol e a Área de Proteção Ambiental do Pau-Brasil. O programa é coordenado no Peró por Paloma Arias.

Para se qualificar para o Prêmio Bandeira Azul, uma série de critérios com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, seguranças e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social devem ser atendidos, mantidos e comprovados anualmente. O principal objetivo do Programa Bandeira Azul é conscientizar a sociedade, empresários do segmento náutico e gestores públicos quanto à necessidade de proteger ambientes marinhos e costeiros, incentivando a realização de ações com foco em qualidade e proteção ambiental.

Praias premiadas na temporada 2021/2022:

Praia do Peró, Cabo Frio – RJ
Praia do Sossego, Niterói – RJ
Prainha, Rio de Janeiro – RJ
Praia da Reserva, Rio de Janeiro – RJ
Praia da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, Salvador – BA
Praia Grande, Governador Celso Ramos – SC
Praia do Tombo, Guarujá – SP
Praia do Estaleiro, Balneário Camboriú – SC
Praia do Estaleirinho, Balneário Camboriú – SC
Praia de Piçarras – Balneário Piçarras – SC
Praia de Guarajuba, Camaçari – BA
Praia de Itacimirim, Camaçari – BA
Praia de Quatro Ilhas, Bombinhas – SC
Praia de Mariscal, Bombinhas – SC
Praia da Conceição, Bombinhas – SC
Prainha, São Francisco do Sul – SC
Praia do Forte, São Francisco do Sul – SC
Praia Grande, Penha – SC
Praia da Bacia da Vovó, Penha – SC
Praia da Saudade, Penha – SC
Praia da Sereia, Vila Velha – ES
Praia do Patacho, Porto de Pedras – AL