Assine Já
quinta, 21 de janeiro de 2021
Região dos Lagos
29ºmax
22ºmin
Mercado Tropical
Mercado Tropical Mobile
TEMPO REAL Confirmados: 21341 Óbitos: 711
Confirmados Óbitos
Araruama 5363 160
Armação dos Búzios 2875 30
Arraial do Cabo 651 33
Cabo Frio 5750 231
Iguaba Grande 1988 50
São Pedro da Aldeia 3048 106
Saquarema 1666 101
Últimas notícias sobre a COVID-19
ELEIÇÕES 2020

Valter Vasconcelos: "Iniciarei um novo modelo de gestão pública"

Folha realiza bateria de entrevistas dos candidatos às eleições majoritárias de São Pedro da Aldeia

26 outubro 2020 - 13h00Por Julian Viana

Aclerisvalter Vasconcelos, do Partido Renovador Brasileiro (PRTB), diz em entrevista à Folha que, se eleito prefeito de São Pedro da Aldeia, irá implementar um novo modelo de gestão pública, deixando um “legado de excelência”. O candidato tem 45 anos, é enfermeiro e especialista em gestão de Saúde. Confira a entrevista na íntegra

Folha dos Lagos – Por que deseja ser Prefeito? Qual legado quer deixar para a cidade?

Valter Vasconcelos – Sou gestor e pretendo colocar em prática um modelo de gestão, pois esta é a minha causa: deixar um legado de excelência na administração pública de São Pedro da Aldeia. 

Folha dos Lagos – Como retomar o desenvolvimento, gerando emprego e renda, após um cenário de pandemia?

Valter Vasconcelos – Recuperando o fundo perdido – nome dado a um financiamento não reembolsável concedido pelo Governo dos últimos dez anos de gestão do município de São Pedro da Aldeia de todas as pastas dos secretariados. 

Folha dos Lagos – Os municípios da região tiveram índice baixo no Ideb. Como mudar esse cenário? Quais seus planos para a Educação?

Valter Vasconcelos – Reformar as creches e aumentar o número de vagas visando o desenvolvimento integral da criança; [Fazer a] manutenção e ampliação no transporte escolar, com um olhar especial nas zonas rurais da cidade;  Oferecer mais vagas para educação infantil; Capacitar o profissional com analfabetismo digital e informatizar totalmente o sistema educacional com tecnologia inteligente; Firmar mais parcerias com o MEC, a SEEDUC e SECTI; Reduzir a taxa de analfabetismo funcional entre os alunos do 4º ao 9º ano; Continuar com a valorização dos profissionais da educação através de cursos de qualificação; Reavaliar o plano de cargo e salário dos profissionais do Município; [Ter] o Ideb de cada unidade escolar do Município no site da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia em local fixo e visível em cada unidade escolar – de responsabilidade do(a) Diretor(a), que demonstre a nota da Escola, a média municipal, estadual e nacional; Enviar a informação do Ideb ao Conselho Municipal de Educação e aos Conselhos Escolares, de maneira didática e auto explicativa, anualmente, com o objetivo de informar aos pais e alunos a qualidade de cada escola municipal e viabilizar o envolvimento social com as estratégias para cada escola alcançar a meta de Ideb; Buscar portarias universitárias municipais.

Folha dos Lagos –  Quais as principais propostas para a Saúde?

Valter Vasconcelos – Implementar o atendimento preventivo de qualidade a toda população aldeense, expandindo o atendimento básico de saúde, buscando um planejamento eficiente e fixas de atendimento a domicilio; Programar um atendimento e incentivar a cobertura do Programa de Atendimento ao Idoso; Reavaliar a expansão da informatização do sistema de saúde visando agilizar a marcação de consultas e exames; Colocar em prática a educação continuada, permanente e especial, para todos os profissionais; Buscar a recuperação do fundo perdido, inclusive da saúde dos últimos 10 anos de gestão no município; Reavaliar as parcerias intermunicipais resultadas da pesquisa; Continuar firmando parcerias com o Ministério da Saúde e com a Secretaria Estadual de Saúde através da Comissão Intergestores Bipartite (CIB); Reestruturar o Pronto Socorro com um plano de um Centro de Hemoterapia; Rever o projeto para um hospital e/ou uma policlínica e um espaço com vagas para garantir que não haja pacientes em leitos não cadastrados em nenhuma unidade da rede municipal; Valorizar todos os profissionais da saúde com os conceitos de cargos e salários em dia.

Folha dos Lagos –  Quais as principais políticas que serão adotadas para o Turismo?

Valter Vasconcelos – Melhorar a categoria de classificação; Aumentar estabelecimentos formais no setor de hospedagem na Região Turística Costa do Sol; Aumentar turistas domésticos anuais e Turistas internacionais anuais. 

Folha dos Lagos – O que o candidato pensa em relação a políticas afirmativas para mulheres, negros e LGBTs?

Valter Vasconcelos – [Pretendo] manter a igualdade social, respeitando suas particularidades.  

Folha dos Lagos – Quais as principais propostas para o Esporte?

Valter Vasconcelos –  A Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Inclusão Social (Snelis) é responsável pelas implantações de diretrizes relativas aos programas esportivos educacionais, de lazer e de inclusão social. A Snelis faz ainda proposições sobre assuntos da sua área para compor a política e os planos intermunicipais, estendendo uma parceria estadual e nacional de esporte, com um foco de lazer e inclusão social, e fomento econômico. [Pretendo] implementar de forma ampliada o programa de academias populares e realizar a manutenção nas academias, que já estão funcionando. Precisamos fazer uma parceria com o comércio local.

Folha dos Lagos –  Quais as principais propostas para a Cultura?

Valter Vasconcelos – [A Cultura] está inserida na pasta da Secretaria Municipal de Educação, porém [vamos] manter a manutenção do nosso teatro, segurança e fomentar mais atividade. [Vamos] buscar parceiros, como por exemplo, a Escola Sesc de Ensino Médio.

Folha dos Lagos –  Quais os projetos do candidato para qualificar e ampliar a atuação da Guarda Municipal na Segurança Pública?

Valter Vasconcelos – [Uma] educação continuada e permanente, [além] da ampliação de um sistema tecnológico digital de câmeras digitais e infravermelho noturno em espaços públicos.  Na guarda municipal, um quartel com alojamento de 24h, sete dias da semana, além de treinamentos de trânsitos e selo dos patrimônios. [Também pretendo] implementar um modelo de segurança na cidade. 

Folha dos Lagos –  Quais as prioridades em relação à infra-estrutura da cidade?

Valter Vasconcelos – Cada bairro tem uma prioridade diferente (particular). Iniciarei com um novo modelo de gestão pública. A cidade tem mais de 403 anos e devemos acompanhar a infra-estrutura da cidade respeitando os patrimônios tombados. [Pretendo] manter uma exigência na gestão da: Agricultura; Administração; Ambiente; Lagoa; Pesca e Saneamento; Assistência Social; Cultura; Educação Esporte; Fazenda; Obras; Saúde; Segurança e Ordem Pública; Turismo; Gestão Estratégica e Projeto; Serviços Públicos; Urbanismo e Habitação; Transporte Urbano Público e Privados. 

Folha dos Lagos –  Quais as principais políticas que serão adotadas em relação ao Meio Ambiente? Especificamente sobre a Lagoa de Araruama, quais as ações viáveis para revitalização da lagoa?

Valter Vasconcelos – Esta secretaria tem por finalidade planejar, organizar, dirigir, coordenar, executar, controlar e avaliar as ações setoriais a cargo do município relativas à proteção e à defesa do meio ambiente, ao gerenciamento dos recursos hídricos e à articulação das políticas de gestão dos recursos ambientais, visando um desenvolvimento sustentável. [Pretendo] buscar as origens de piscicultura com apoio do sistema “S”. Esta secretaria também tem por finalidade executar a coleta de lixo com sua destinação final, os trabalhos de capina, varrição, limpeza das vias, nossa laguna e logradouros públicos, conservar e manter os parques e jardins, promover a arborização dos logradouros públicos e a manutenção de estradas vicinais e vias urbanas. [É preciso] reavaliar as licitações relacionadas a este tema.  

Folha dos Lagos – De que maneira o município pode ser mais independente dos repasses dos royalties? Como enxerga um cenário caso o regime de partilha dos royalties seja alterado no STF?

Valter Vasconcelos – [Pretendo] fomentar o pólo industrial, incentivando, com um perfil de austeridade para população. [Também pretendo] buscar os direitos dos royalties do lixo, pois está sendo depositado em nosso município [o] lixo de outros municípios. A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que destina os royalties à Educação e à Saúde, na proporção de 75% e 25%, respectivamente. Iremos utilizar [os royalties] conforme o previsto.


 

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.