sexta, 26 de abril de 2024
sexta, 26 de abril de 2024
Cabo Frio
27°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
ELEIÇÕES 2020

Valter Vasconcelos: "Iniciarei um novo modelo de gestão pública"

Folha realiza bateria de entrevistas dos candidatos às eleições majoritárias de São Pedro da Aldeia

26 outubro 2020 - 13h00Por Julian Viana

Aclerisvalter Vasconcelos, do Partido Renovador Brasileiro (PRTB), diz em entrevista à Folha que, se eleito prefeito de São Pedro da Aldeia, irá implementar um novo modelo de gestão pública, deixando um “legado de excelência”. O candidato tem 45 anos, é enfermeiro e especialista em gestão de Saúde. Confira a entrevista na íntegra

Folha dos Lagos – Por que deseja ser Prefeito? Qual legado quer deixar para a cidade?

Valter Vasconcelos – Sou gestor e pretendo colocar em prática um modelo de gestão, pois esta é a minha causa: deixar um legado de excelência na administração pública de São Pedro da Aldeia. 

Folha dos Lagos – Como retomar o desenvolvimento, gerando emprego e renda, após um cenário de pandemia?

Valter Vasconcelos – Recuperando o fundo perdido – nome dado a um financiamento não reembolsável concedido pelo Governo dos últimos dez anos de gestão do município de São Pedro da Aldeia de todas as pastas dos secretariados. 

Folha dos Lagos – Os municípios da região tiveram índice baixo no Ideb. Como mudar esse cenário? Quais seus planos para a Educação?

Valter Vasconcelos – Reformar as creches e aumentar o número de vagas visando o desenvolvimento integral da criança; [Fazer a] manutenção e ampliação no transporte escolar, com um olhar especial nas zonas rurais da cidade;  Oferecer mais vagas para educação infantil; Capacitar o profissional com analfabetismo digital e informatizar totalmente o sistema educacional com tecnologia inteligente; Firmar mais parcerias com o MEC, a SEEDUC e SECTI; Reduzir a taxa de analfabetismo funcional entre os alunos do 4º ao 9º ano; Continuar com a valorização dos profissionais da educação através de cursos de qualificação; Reavaliar o plano de cargo e salário dos profissionais do Município; [Ter] o Ideb de cada unidade escolar do Município no site da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia em local fixo e visível em cada unidade escolar – de responsabilidade do(a) Diretor(a), que demonstre a nota da Escola, a média municipal, estadual e nacional; Enviar a informação do Ideb ao Conselho Municipal de Educação e aos Conselhos Escolares, de maneira didática e auto explicativa, anualmente, com o objetivo de informar aos pais e alunos a qualidade de cada escola municipal e viabilizar o envolvimento social com as estratégias para cada escola alcançar a meta de Ideb; Buscar portarias universitárias municipais.

Folha dos Lagos –  Quais as principais propostas para a Saúde?

Valter Vasconcelos – Implementar o atendimento preventivo de qualidade a toda população aldeense, expandindo o atendimento básico de saúde, buscando um planejamento eficiente e fixas de atendimento a domicilio; Programar um atendimento e incentivar a cobertura do Programa de Atendimento ao Idoso; Reavaliar a expansão da informatização do sistema de saúde visando agilizar a marcação de consultas e exames; Colocar em prática a educação continuada, permanente e especial, para todos os profissionais; Buscar a recuperação do fundo perdido, inclusive da saúde dos últimos 10 anos de gestão no município; Reavaliar as parcerias intermunicipais resultadas da pesquisa; Continuar firmando parcerias com o Ministério da Saúde e com a Secretaria Estadual de Saúde através da Comissão Intergestores Bipartite (CIB); Reestruturar o Pronto Socorro com um plano de um Centro de Hemoterapia; Rever o projeto para um hospital e/ou uma policlínica e um espaço com vagas para garantir que não haja pacientes em leitos não cadastrados em nenhuma unidade da rede municipal; Valorizar todos os profissionais da saúde com os conceitos de cargos e salários em dia.

Folha dos Lagos –  Quais as principais políticas que serão adotadas para o Turismo?

Valter Vasconcelos – Melhorar a categoria de classificação; Aumentar estabelecimentos formais no setor de hospedagem na Região Turística Costa do Sol; Aumentar turistas domésticos anuais e Turistas internacionais anuais. 

Folha dos Lagos – O que o candidato pensa em relação a políticas afirmativas para mulheres, negros e LGBTs?

Valter Vasconcelos – [Pretendo] manter a igualdade social, respeitando suas particularidades.  

Folha dos Lagos – Quais as principais propostas para o Esporte?

Valter Vasconcelos –  A Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Inclusão Social (Snelis) é responsável pelas implantações de diretrizes relativas aos programas esportivos educacionais, de lazer e de inclusão social. A Snelis faz ainda proposições sobre assuntos da sua área para compor a política e os planos intermunicipais, estendendo uma parceria estadual e nacional de esporte, com um foco de lazer e inclusão social, e fomento econômico. [Pretendo] implementar de forma ampliada o programa de academias populares e realizar a manutenção nas academias, que já estão funcionando. Precisamos fazer uma parceria com o comércio local.

Folha dos Lagos –  Quais as principais propostas para a Cultura?

Valter Vasconcelos – [A Cultura] está inserida na pasta da Secretaria Municipal de Educação, porém [vamos] manter a manutenção do nosso teatro, segurança e fomentar mais atividade. [Vamos] buscar parceiros, como por exemplo, a Escola Sesc de Ensino Médio.

Folha dos Lagos –  Quais os projetos do candidato para qualificar e ampliar a atuação da Guarda Municipal na Segurança Pública?

Valter Vasconcelos – [Uma] educação continuada e permanente, [além] da ampliação de um sistema tecnológico digital de câmeras digitais e infravermelho noturno em espaços públicos.  Na guarda municipal, um quartel com alojamento de 24h, sete dias da semana, além de treinamentos de trânsitos e selo dos patrimônios. [Também pretendo] implementar um modelo de segurança na cidade. 

Folha dos Lagos –  Quais as prioridades em relação à infra-estrutura da cidade?

Valter Vasconcelos – Cada bairro tem uma prioridade diferente (particular). Iniciarei com um novo modelo de gestão pública. A cidade tem mais de 403 anos e devemos acompanhar a infra-estrutura da cidade respeitando os patrimônios tombados. [Pretendo] manter uma exigência na gestão da: Agricultura; Administração; Ambiente; Lagoa; Pesca e Saneamento; Assistência Social; Cultura; Educação Esporte; Fazenda; Obras; Saúde; Segurança e Ordem Pública; Turismo; Gestão Estratégica e Projeto; Serviços Públicos; Urbanismo e Habitação; Transporte Urbano Público e Privados. 

Folha dos Lagos –  Quais as principais políticas que serão adotadas em relação ao Meio Ambiente? Especificamente sobre a Lagoa de Araruama, quais as ações viáveis para revitalização da lagoa?

Valter Vasconcelos – Esta secretaria tem por finalidade planejar, organizar, dirigir, coordenar, executar, controlar e avaliar as ações setoriais a cargo do município relativas à proteção e à defesa do meio ambiente, ao gerenciamento dos recursos hídricos e à articulação das políticas de gestão dos recursos ambientais, visando um desenvolvimento sustentável. [Pretendo] buscar as origens de piscicultura com apoio do sistema “S”. Esta secretaria também tem por finalidade executar a coleta de lixo com sua destinação final, os trabalhos de capina, varrição, limpeza das vias, nossa laguna e logradouros públicos, conservar e manter os parques e jardins, promover a arborização dos logradouros públicos e a manutenção de estradas vicinais e vias urbanas. [É preciso] reavaliar as licitações relacionadas a este tema.  

Folha dos Lagos – De que maneira o município pode ser mais independente dos repasses dos royalties? Como enxerga um cenário caso o regime de partilha dos royalties seja alterado no STF?

Valter Vasconcelos – [Pretendo] fomentar o pólo industrial, incentivando, com um perfil de austeridade para população. [Também pretendo] buscar os direitos dos royalties do lixo, pois está sendo depositado em nosso município [o] lixo de outros municípios. A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que destina os royalties à Educação e à Saúde, na proporção de 75% e 25%, respectivamente. Iremos utilizar [os royalties] conforme o previsto.