quinta, 18 de abril de 2024
quinta, 18 de abril de 2024
Cabo Frio
21°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
AZEDOU

Mudança no comando do Ibascaf eleva temperatura no governo Bonifácio em Cabo Frio

Ex-presidente da autarquia, Carlos Alberto Cardoso sai disparando e acusa prefeito de "traição"

11 março 2022 - 14h42Por Cristiane Zotich

Carlos Alberto Cardoso não é mais presidente do Instituto de Benefícios e Assistência aos Servidores Municipais de Cabo Frio (Ibascaf). A exoneração dele foi publicada nesta quarta-feira (9) no Diário Oficial, horas depois de uma entrevista que Cardoso concedeu ao jornalista Sidnei Marinho, na TV Litoral News, fazendo duras críticas ao prefeito José Bonifácio, a quem chamou de mentiroso e traidor, entre outros adjetivos. Esta é a 17ª dança das cadeiras realizadas pelo prefeito cabo-friense em 15 meses de governo: a segunda em menos de uma semana já que Carlos Cunha, do Turismo, também foi exonerado.

A confusão entre Bonifácio e Cardoso teria começado ainda esta semana quando, ao ouvir um “não” de Carlos Alberto para deixar a presidência do Ibascaf e assumir uma diretoria na Comsercaf, o prefeito vazou para alguns jornalistas o convite que fez ao então parceiro de anos de militância no PDT.

– O Zé é muito sagaz. Quando ele vai pra Renata Cristiane e vaza esse convite para ela, ele faz isso pra me encurralar porque eu já tinha dito não pra ele – acusou Carlos Alberto, durante a entrevista, que foi transmitida ao vivo pelas redes sociais.

Ele começou a conversa contando que esta semana o prefeito o convidou para estarem juntos, num bate papo que durou cerca de 1h30. Que entre muitos elogios ao trabalho que vem sendo desenvolvido no Ibascaf, o chefe do Executivo cabo-friense soltou o convite para que ele deixasse a autarquia e fosse para uma diretoria da Comsercaf.

– A gente fica um pouco triste por algumas situações. Primeiro, ele faltou com a verdade comigo na transparência do que iria dizer pra mim. Quando a gente tem uma empresa, eu tenho a minha, a gente comete erros, assim como o prefeito vem cometendo dezenas de erros. Mas se você tem ao seu lado alguém que é fiel a você, conversa com essa pessoa, olha no olho dela, fala a verdade, diz que não gostou e vamos tentar aparar as arestas. Porque quem é parceiro, quem é fiel, merece respeito. E aí eu descobri que a verdade é que o Zé não teve a hombridade de falar pra mim que eu vou deixar o Ibascaf por outras questões – contou.

Visivelmente magoado, Cardoso lembrou todo seu histórico de anos de militância no PDT para, mais uma vez, chamar o prefeito de Cabo Frio de traidor.

–  Eu tenho uma história no PDT. Enquanto José Bonifácio estava em Arraial do Cabo, havia pessoas no front lutando contra um poderio econômico de Alair e Marquinho, em Cabo Frio. Havia uma oposição na cidade. E a oposição éramos nós: eu, Janio, Tiago Moura, o Diego e tantos outros. E a gente lutava para que esse momento (Zé ser novamente eleito prefeito), um dia, chegasse, e ele chegou. Não aconteceu do nada. Houve resistência, um embate. A gente foi seduzido por propostas de corrupção, propostas financeiras, mas fomos fiéis, não nos vendemos. E quando a gente ouve uma posição dessa do Zé, que não me fala a verdade, eu me sinto traído. Acho um ato covarde. Foi uma covardia com alguém que é parceiro.

Durante o período de ano e três meses em que ficou à frente do Ibascaf, Carlos Alberto contou que foram muitas as melhorias como a humanização da autarquia; a melhoria no tratamento dado aos aposentados e pensionistas e até a redução no tempo de concessão da aposentadoria.

– Quando cheguei, 89 processos entre 2013 e 2019 estavam travados por vários motivos, desses, 75 nós resolvemos. Então, o que eu gostaria era de transparência. Que ele chegasse pra mim e me questionasse sobre o que ele acha que foi um erro. E não que fizesse elogios falsos.

Sem trava na língua, Cardoso também aproveitou a entrevista para lembrar dos bastidores de uma campanha eleitoral que pouca gente conhece, e que foi graças a esses bastidores que o prefeito venceu a eleição de 2020.

– A campanha da bicicleta, que é parte romântica e muito bonita e está lá, funcionando. Mas pra ela funcionar, tem a parte suja. Quem balançou bandeirinha não sabe o que é uma campanha política, não. Em campanha você lida com forças extremas, do submundo, chega a colocar sua vida e integridade física e moral em jogo. A campanha tem um sumidouro. Chegaram a me denunciar na delegacia para tentar criar um clima. Fiquei 15 dias sozinho, e só depois vieram as outras pessoas porque o Zé virou a menina bonita que todo mundo queria namorar. É digno eu ser diretor da Comsercaf? É. Mas é pequeno pra mim, pra minha história.

Durante todo o tempo, Cardoso não poupou críticas ao prefeito cabo-friense. Sobrou até para alguns parceiros de partido.

– Fica registrada, com essa história, a falta de habilidade do Zé no trato com quem é parceiro, e no trato em vazar uma situação na beira da semana em que o Pasmed vai abrir, impedindo que isso acontecesse com tranquilidade, sem esse clima terrível pelo menos pra mim, porque ele tá acostumado a passar mesmo por cima de todo mundo. Zé é zero com relações pessoais, até mesmo no trato comigo, na falta de transparência da verdade. Mas, faltou, também, a gratidão por quem lutou, botou a cara, foi fiel, não se vendeu e mostrou que tem lado. Muitos que estão com a gente beberam uma aguinha com Alair e Marquinho. Eu, não. Eu tenho lado. Eu estou triste? Estou. Estou frustrado? Estou. Estou me sentindo traído? Estou. Porque quem me traiu tá sendo covarde comigo. Eu não tive o direito de ponderar. Isso é muito covarde. Pelo tamanho político de José Bonifácio, ele não tem necessidade de ser covarde, de ter falta de gratidão. E o governo é fadado a dar errado porque ele não tem um trato melhor com seus secretários. Muitos tem até medo de estar com ele. Ele afasta os secretários, e quem perde com isso é a cidade.

A entrevista foi concedida de manhã. De noite, foi publicada a exoneração de Cardoso no Diário Oficial.

Buitrago vai acumular autarquia com Mobilidade Urbana

A Prefeitura de Cabo Frio informou que o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Jefferson Buitrago, foi nomeado nesta quinta-feira (10) como novo presidente do Instituto de Benefícios e Assistência aos Servidores de Cabo Frio (Ibascaf). Jefferson vai acumular de forma interina as duas funções. A nomeação assinada pelo prefeito José Bonifácio foi publicada no Diário Oficial do Município desta quinta-feira (10).