Assine Já
sábado, 27 de novembro de 2021
Região dos Lagos
27ºmax
19ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 53350 Óbitos: 2180
Confirmados Óbitos
Araruama 12493 447
Armação dos Búzios 6571 73
Arraial do Cabo 1754 93
Cabo Frio 15299 896
Iguaba Grande 5549 146
São Pedro da Aldeia 7043 290
Saquarema 4641 235
Últimas notícias sobre a COVID-19
ELEIÇÕES 2020

Joel Moreira: "Iremos trazer indústrias e a municipalização do transporte público"

Folha realiza bateria de entrevistas dos candidatos às eleições majoritárias de São Pedro da Aldeia

30 outubro 2020 - 13h00Por Julian Viana

Joel Moreira da Silva, do DC, diz em entrevista à Folha que, se eleito prefeito de São Pedro da Aldeia, irá trazer indústrias e a municipalização do transporte público. “Não é basicamente um desejo [de ser prefeito], e sim uma necessidade”. O candidato tem 46 anos de idade e é Policial Militar. Confira a entrevista na íntegra.

Folha dos Lagos – Por que deseja ser Prefeito? Qual legado quer deixar para a cidade?

Joel Moreira – Não é um basicamente um desejo e sim uma necessidade, honestidade, conquista e realização.

Folha dos Lagos – Como retomar o desenvolvimento, gerando emprego e renda, após um cenário de pandemia?

Joel Moreira –  Primeiro, vamos enxugar a máquina pública, – pedindo uma auditoria interna dos últimos 20 anos – e pagar a dívida pública. Depois da casa arrumada, iremos trazer indústrias, e a municipalização do transporte público. Com isso, iremos gerar quase 300 empregos. [Também faremos a] criação de cooperativas da pesca, agricultura familiar, [e dos] serviços públicos, usando mão de obra local [ e o ] incentivo fiscal para o primeiro emprego. [Também farei a] criação de um banco municipal para que todos [os] pequenos comerciantes, agricultores, artesões e pescadores consigam um financiamento [de] até R$15 mil, com taxas reduzidas para investir e contratar mão de obra local.

Folha dos Lagos – Os municípios da região tiveram índice baixo no Ideb. Como mudar esse cenário? Quais seus planos para a Educação?

Joel Moreira –  [Pretendo] investir em escolas de período integral; [na] criação de novas creches; instalação do colégio militar; criação de cursos preparatórios gratuitos para jovens e adultos; investir na capacitação do profissional da educação; [promover] maratonas e olimpíadas escolares; melhorar a alimentação dos nossos estudantes – comprando alimentos dos nossos produtores – através da agricultara familiar e dos nossos pescados.

Folha dos Lagos – Quais as principais propostas para a Saúde?

Joel Moreira –
Criação [de um] Centro de Exames Modernizado e Análise Clínica, utilizando o prédio do antigo IPAC, [que] hoje [está] abandonado; Criação de um Hospital da Criança; Criação de uma maternidade com UTI neonatal; Transformar o Pronto Socorro em um hospital modernizado. [Prezo também pela] modernização e implantação digital com biometria nos postos de saúde para marcação de exames e consultas, acabando com esse cartel que existe hoje; Reinstalação do serviço 192; Criação da Unidade Móvel da Saúde da Mulher com mamógrafos; Criação de [um] Centro de Saúde com dentista e exames para crianças jovens e adultos portadores de atendimento especial.

Folha dos Lagos – Quais as principais políticas que serão adotadas para o Turismo?

Joel Moreira – Revitalização de todas orlas das nossas praias [e] dos quiosques. [Também pretendo] utilizar a nossa lagoa com passeios náuticos e competições; Transformar a antiga salina do bairro São João em [um] grande Centro de Lazer, Cultura e Esportes, [o que] será um marco na nossa administração; Utilizar a nossa história com a implantação de [uma] estátua homenageando a Princesa Isabel e o Conde, [além de uma] estátua em homenagem ao índio e pescador, transformando São Pedro da Aldeia em [uma] referência histórica do Estado do Rio de Janeiro. 

Folha dos Lagos – O que o candidato pensa em relação a políticas afirmativas para mulheres, negros e LGBTs?

Joel Moreira – Todos terão os mesmos direitos em relação a qualquer outro aldeense.

Folha dos Lagos – Quais as principais propostas para o Esporte?

Joel Moreira –
 Investir nas ligas de futebol local; Investir dentro da escolas em campeonatos escolares; Apoiar e buscar  através do Bolsa Atleta todas [as] modalidades esportivas, trazendo competições [de] Jiu-Jítsu, Judô, Muay Thay, Capoeira, entre outras; [e] investir em campeonatos náuticos. 

Folha dos Lagos – Quais as principais propostas para a Cultura?

Joel Moreira – Criação de uma escola de música para as nossas crianças e jovens; Criação [de uma] escola de teatro e cinema; [além de] investir em nossas festas folclóricas e em festas tradicionais.

Folha dos Lagos – Quais os projetos do candidato para qualificar e ampliar a atuação da Guarda Municipal na Segurança Pública?

Joel Moreira – Criação [de um] Centro Integrado de Segurança com ligação direta [com] as forças de Segurança  Pública [do] Estado; Armar a Guarda Municipal para reforçar a segurança nas escolas e prédios públicos. [Proponho também a] implantação do CPROEIS; Investir em monitoramento, [e criar um] canil na Guarda Municipal para ajudar no combate ao tráfico de drogas.

Folha dos Lagos – Quais as prioridades em relação à infra-estrutura da cidade?

Joel Moreira –
Investir com recurso que já é liberado pela união em saneamento básico [porque] hoje, mais de 90% dos bairros não têm rede de esgoto; Levar água potável nos bairros Alecrim, Parque Arruda e Retiro; Investir em transporte público com a municipalização dos mesmos; [e a] construção de fábricas de manilhas e usina de asfalto.

Folha dos Lagos – Quais as principais políticas que serão adotadas em relação ao Meio Ambiente? Especificamente sobre a Lagoa de Araruama, quais as ações viáveis para revitalização da lagoa?

Joel Moreira –  [Através da] liberação de nossos empreendimentos que se comprometem com meio ambiente. Todos os novos condomínios serão obrigados [a] terem suas próprias estações de tratamento de esgoto. [Iremos também] implantar nas saídas de valões, que jogam esgotos na lagoa, filtros com areia manta e carvão ativado. Vários municípios do Brasil já se utilizam desse meio para ajudar o meio ambiente. [Irei também] fiscalizar novas construções para que elas tenham fossa, filtro e sumidouro.

Folha dos Lagos – De que maneira o município pode ser mais independente dos repasses dos royalties? Como enxerga um cenário caso o regime de partilha dos royalties seja alterado no STF?

Joel Moreira – Independente dos repasses dos royalties, já existe há muito tempo [o] repasse do governo federal para o crescimento dos municípios, que torna a cidade independente financeiramente. Essa verba só depende de uma administração séria e transparente. 
 

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.