quinta, 25 de abril de 2024
quinta, 25 de abril de 2024
Cabo Frio
27°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
ELEIÇÕES 2020

Joel Moreira: "Iremos trazer indústrias e a municipalização do transporte público"

Folha realiza bateria de entrevistas dos candidatos às eleições majoritárias de São Pedro da Aldeia

30 outubro 2020 - 13h00Por Julian Viana

Joel Moreira da Silva, do DC, diz em entrevista à Folha que, se eleito prefeito de São Pedro da Aldeia, irá trazer indústrias e a municipalização do transporte público. “Não é basicamente um desejo [de ser prefeito], e sim uma necessidade”. O candidato tem 46 anos de idade e é Policial Militar. Confira a entrevista na íntegra.

Folha dos Lagos – Por que deseja ser Prefeito? Qual legado quer deixar para a cidade?

Joel Moreira – Não é um basicamente um desejo e sim uma necessidade, honestidade, conquista e realização.

Folha dos Lagos – Como retomar o desenvolvimento, gerando emprego e renda, após um cenário de pandemia?

Joel Moreira –  Primeiro, vamos enxugar a máquina pública, – pedindo uma auditoria interna dos últimos 20 anos – e pagar a dívida pública. Depois da casa arrumada, iremos trazer indústrias, e a municipalização do transporte público. Com isso, iremos gerar quase 300 empregos. [Também faremos a] criação de cooperativas da pesca, agricultura familiar, [e dos] serviços públicos, usando mão de obra local [ e o ] incentivo fiscal para o primeiro emprego. [Também farei a] criação de um banco municipal para que todos [os] pequenos comerciantes, agricultores, artesões e pescadores consigam um financiamento [de] até R$15 mil, com taxas reduzidas para investir e contratar mão de obra local.

Folha dos Lagos – Os municípios da região tiveram índice baixo no Ideb. Como mudar esse cenário? Quais seus planos para a Educação?

Joel Moreira –  [Pretendo] investir em escolas de período integral; [na] criação de novas creches; instalação do colégio militar; criação de cursos preparatórios gratuitos para jovens e adultos; investir na capacitação do profissional da educação; [promover] maratonas e olimpíadas escolares; melhorar a alimentação dos nossos estudantes – comprando alimentos dos nossos produtores – através da agricultara familiar e dos nossos pescados.

Folha dos Lagos – Quais as principais propostas para a Saúde?

Joel Moreira –
Criação [de um] Centro de Exames Modernizado e Análise Clínica, utilizando o prédio do antigo IPAC, [que] hoje [está] abandonado; Criação de um Hospital da Criança; Criação de uma maternidade com UTI neonatal; Transformar o Pronto Socorro em um hospital modernizado. [Prezo também pela] modernização e implantação digital com biometria nos postos de saúde para marcação de exames e consultas, acabando com esse cartel que existe hoje; Reinstalação do serviço 192; Criação da Unidade Móvel da Saúde da Mulher com mamógrafos; Criação de [um] Centro de Saúde com dentista e exames para crianças jovens e adultos portadores de atendimento especial.

Folha dos Lagos – Quais as principais políticas que serão adotadas para o Turismo?

Joel Moreira – Revitalização de todas orlas das nossas praias [e] dos quiosques. [Também pretendo] utilizar a nossa lagoa com passeios náuticos e competições; Transformar a antiga salina do bairro São João em [um] grande Centro de Lazer, Cultura e Esportes, [o que] será um marco na nossa administração; Utilizar a nossa história com a implantação de [uma] estátua homenageando a Princesa Isabel e o Conde, [além de uma] estátua em homenagem ao índio e pescador, transformando São Pedro da Aldeia em [uma] referência histórica do Estado do Rio de Janeiro. 

Folha dos Lagos – O que o candidato pensa em relação a políticas afirmativas para mulheres, negros e LGBTs?

Joel Moreira – Todos terão os mesmos direitos em relação a qualquer outro aldeense.

Folha dos Lagos – Quais as principais propostas para o Esporte?

Joel Moreira –
 Investir nas ligas de futebol local; Investir dentro da escolas em campeonatos escolares; Apoiar e buscar  através do Bolsa Atleta todas [as] modalidades esportivas, trazendo competições [de] Jiu-Jítsu, Judô, Muay Thay, Capoeira, entre outras; [e] investir em campeonatos náuticos. 

Folha dos Lagos – Quais as principais propostas para a Cultura?

Joel Moreira – Criação de uma escola de música para as nossas crianças e jovens; Criação [de uma] escola de teatro e cinema; [além de] investir em nossas festas folclóricas e em festas tradicionais.

Folha dos Lagos – Quais os projetos do candidato para qualificar e ampliar a atuação da Guarda Municipal na Segurança Pública?

Joel Moreira – Criação [de um] Centro Integrado de Segurança com ligação direta [com] as forças de Segurança  Pública [do] Estado; Armar a Guarda Municipal para reforçar a segurança nas escolas e prédios públicos. [Proponho também a] implantação do CPROEIS; Investir em monitoramento, [e criar um] canil na Guarda Municipal para ajudar no combate ao tráfico de drogas.

Folha dos Lagos – Quais as prioridades em relação à infra-estrutura da cidade?

Joel Moreira –
Investir com recurso que já é liberado pela união em saneamento básico [porque] hoje, mais de 90% dos bairros não têm rede de esgoto; Levar água potável nos bairros Alecrim, Parque Arruda e Retiro; Investir em transporte público com a municipalização dos mesmos; [e a] construção de fábricas de manilhas e usina de asfalto.

Folha dos Lagos – Quais as principais políticas que serão adotadas em relação ao Meio Ambiente? Especificamente sobre a Lagoa de Araruama, quais as ações viáveis para revitalização da lagoa?

Joel Moreira –  [Através da] liberação de nossos empreendimentos que se comprometem com meio ambiente. Todos os novos condomínios serão obrigados [a] terem suas próprias estações de tratamento de esgoto. [Iremos também] implantar nas saídas de valões, que jogam esgotos na lagoa, filtros com areia manta e carvão ativado. Vários municípios do Brasil já se utilizam desse meio para ajudar o meio ambiente. [Irei também] fiscalizar novas construções para que elas tenham fossa, filtro e sumidouro.

Folha dos Lagos – De que maneira o município pode ser mais independente dos repasses dos royalties? Como enxerga um cenário caso o regime de partilha dos royalties seja alterado no STF?

Joel Moreira – Independente dos repasses dos royalties, já existe há muito tempo [o] repasse do governo federal para o crescimento dos municípios, que torna a cidade independente financeiramente. Essa verba só depende de uma administração séria e transparente.