sexta, 29 de março de 2024
sexta, 29 de março de 2024
Cabo Frio
24°C
Alerj Superbanner
Park Lagos beer fest
CABE RECURSO

Ex-vice-prefeito e atual secretário de Cabo Frio são condenados à prisão pelo crime de rachadinha

Em conversa com a Folha, Silas Bento disse que ele, e o filho, Vanderson, foram pegos de surpresa com a decisão judicial

17 fevereiro 2023 - 12h41Por Cristiane Zotich
Ex-vice-prefeito e atual secretário de Cabo Frio são condenados à prisão pelo crime de rachadinha

(Matéria atualizada às 14h11)

O ex-deputado e ex-vice-prefeito de Cabo Frio, Silas Bento, e o filho dele, Vanderson (vereador e atual secretário de Obras da cidade), foram condenados à prisão acusados de comandarem um esquema de rachadinha na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Rachadinha é quando o servidor público é obrigado a devolver parte do salário a quem o contratou. A decisão foi anunciada no fim desta quinta-feira (16).

Silas foi condenado a 17 anos de prisão e Vanderson, a 10 anos. A investigação do Ministério Público revelou que o esquema teria começado em 2017, quando Silas foi empossado como deputado estadual. Silas se disse surpreso com a condenação.

Ainda cabe recurso porque a condenação foi em primeira instância. Mas eu me surpreendi muito com essa condenação, e com a forma agressiva que ela foi feita: 17 anos pra mim, e 10 para meu filho. Está claro que isso é um movimento político. Querem gerar um desgaste pra mim e pra minha família. Mas vamos ganhar lá em cima, tenho certeza disse Silas à Folha.

A denúncia que gerou a condenação envolve funcionários-fantasmas, devolução da maior parte do salário e desvio de cerca de R$ 250 mil em dinheiro público, e foi feita por Taíssa Saldanha Alves. Ela foi nomeada assessora parlamentar no gabinete de Silas, na Alerj, mas confessou que nunca apareceu para trabalhar. Disse ainda que durante dois anos era obrigada por Vanderson a devolver até 90% do salário de R$ 10 mil ao pai dele, então deputado estadual.

Com a investigação, Silas passou a responder pelos crimes de peculato, associação criminosa, extorsão e lavagem de dinheiro. Ele e Vanderson chegaram a ser presos em outubro de 2020, mas respondiam ao processo em liberdade. Taíssa fez um acordo de delação premiada com o Ministério Público e acabou escapando da condenação. 

Estou decepcionado com a Justiça. Todas as testemunhas foram favoráveis a mim e ao meu filho. E eu nem conhecia direito essa moça que fez a denúncia. Me parece que houve uma manobra externa que acabou gerando essa condenação. Mas Deus sabe de todas as coisas. Tenho fé de que venceremos no final disse Silas.

A Folha também fez contato com Vanderson Bento, que enviou a seguinte nota: "O escritório Carlos Eduardo Machado Advogados, responsável pela defesa técnica dos Srs. Silas e Vanderson, informa que recebeu com surpresa a sentença condenatória. A sentença está baseada principalmente na versão do inquérito policial e, em juízo, essa versão foi inteiramente desmentida pelos depoimentos tomados em juízo. Haverá recurso e, no Tribunal de Justiça, temos convicção de que a condenação será revertida".

Em 2020, menos de um mês após ser preso, Vanderson Bento foi eleito o quinto vereador mais votado em Cabo Frio. Foi empossado em janeiro de 2021 e desde novembro de 2022 é o responsável pela Secretaria de Obras na Prefeitura de Cabo Frio.