sexta, 19 de abril de 2024
sexta, 19 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
O 'TIME' DO ZÉ

Em anúncio de secretariado, Bonifácio enaltece diversidade: "governo comprometido e inclusivo"

Prefeito eleito aumenta representatividade de mulheres e negros no primeiro escalão

01 dezembro 2020 - 21h20Por Rodrigo Branco

O prefeito eleito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT), anunciou os nomes escolhidos para compor o primeiro escalão do seu governo a partir de 2021 e, conforme o prometido durante a campanha, aumentou a representatividade de mulheres e negros nos cargos de primeiro escalão.  Das 19 pastas que tiveram os titulares anunciados nesta terça-feira (1º), nove serão comandadas por mulheres. A décima integrante, que ainda será anunciada, ficará responsável pela nova secretaria a ser criada para fazer a interface com os governos federal e estadual.

Também como Bonifácio havia antecipado, o primeiro escalão prima por maior diversidade racial, pois seis dos novos secretários são negros. Durante a coletiva de imprensa realizada no hotel Malibu, na Praia do Forte, Bonifácio enalteceu o caráter diverso da sua equipe e elegeu o secretariado que acabara de anunciar como ‘o melhor’ que já montou, comparado aos dos seus dois governos anteriores.

– A reposta nas urnas foi essa. Quase 50% da população votaram não no José Bonifácio não, é na certeza de que nós vamos fazer um governo comprometido e inclusivo, impedindo a intolerância religiosa, combatendo a violência contra a mulher e combatendo o racismo. E não é apenas um título esquecido, como agente sempre vê, uma superintendência ou supervisão de Igualdade Racial. É para ocupar secretarias importantes – destacou Bonifácio.

Sobre a escolha dos nomes, Bonifácio disse ter sido um trabalho de ‘exclusão’, uma vez que recebeu sugestões de mais de um nome por secretaria de pessoas consideradas capazes de assumi-las. Os nomes do segundo e do terceiro escalões só serão escolhidos após o pedetista voltar de uma viagem de férias que deve durar até pouco antes do Natal. Uma certeza é que, assim como havia garantido em entrevista à Folha, não haverá espaço para adversários no governo.

Apesar de reforçar que governará apenas com quem caminhou ao lado dele durante a campanha eleitoral, Bonifácio tratou de evitar o clima bélico com os adversários políticos e pregou diálogo com a sociedade. Aos opositores, acenou com pacificação.

– Vocês sabem o que eu passei nessa campanha. Mas a gente tem que ter o espírito de conciliar as famílias que se separaram e se dividiram. Não quero que aconteça em Cabo Frio o que aconteceu com o Brasil. O ódio que se instalou de lá e de cá. E isto não faz bem à sociedade. A quem cabe estender a mão? Não é o derrotado que vem à sua procura. Somos nós que vencemos que temos que somar todos para uma conciliação para construir um novo momento para esta cidade – disse o prefeito eleito, que só aumentou o tom, quando questionado sobre a situação jurídica.

O prefeito eleito teve o registro de candidatura indeferido por unanimidade em segunda instância, na segunda-feira (30), depois de não ter problemas com a Justiça Eleitoral em Cabo Frio. 

– Perderam no voto e querem ganhar no tapetão – disparou, demonstrando confiança em reverter a situação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, onde sua defesa recorrerá da decisão no tribunal do Rio.

Gabinete da Covid, Secretaria de Verão e mais equipes de Saúde da Familia.

Durante o anúncio do seu secretariado, Bonifácio revelou que seus futuros subordinados deverão levantar a situação das respectivas pastas e entregar, até a posse, em 1º de janeiro, uma lista com ações de baixo custo para cada área, nos 30, 60 e 90 primeiros dias de governo.

O futuro secretário de Saúde, Felipe Fernandes, foi incumbido de uma tarefa adicional, que é a de levantar o custo de implantação de 20 novas equipes de Saúde da Família no município, já em 4 de janeiro. O valor levantado será obtido a partir do corte de cargos comissionados em todas as secretarias.

O futuro prefeito também confirmou ações que já havia anunciado em declarações públicas recentes. Uma Secretaria Extraordinária de Verão será criada para funcionar entre a virada do ano e a Semana Santa, com direito a visitas semanais de Bonifácio às praias do município.

Sobre a pandemia de Covid-19, o atual Gabinete de Crise será dissolvido e dará lugar ao chamado ‘Gabinete de Solução’, com oito integrantes do governo e oito da sociedade civil. Hoje, o grupo é restrito a integrantes da gestão municipal. 

Fusões e novas secretarias

Outra medida antecipada por Bonifácio também vai ganhar corpo no ano que vem. A estrutura administrativa do governo municipal será modificada. Algumas pastas deixarão de existir e outras serão fundidas, como Turismo e Esporte.

Outras como a Controladoria-Geral ganham importância e passarão a atuar no combate à corrupção no setor público. A pasta do Saneamento será recriada e o Meio Ambiente será incorporado a ela. Já a de Segurança ficará atrelada aos Direitos Humanos.

Um surpresa foi que, diferentemente do divulgado, a vice-prefeita eleita Magdala Furtado não acumulará o cargo com qualquer secretaria. José Bonifácio também disse que, após conversas, Magdala ficará mais fixa em Tamoios, local a onde é ligada.

A atitude contraria a vontade inicial do pedetista de mantê-la mais presente na sede da Prefeitura. Entretanto, ele adiantou que a vice terá um gabinete à disposição no prédio do governo. 

Veja a seguir os nomes dos futuros secretários na gestão de José Bonifácio:

Secretaria de Governo - Aquiles Barreto

Secretaria de Agricultura e Pesca - Professora Luciene Lima

Procuradoria-Geral do Município - Vitor Martim

Controladoria-Geral e Combate à Corrupção - Luiz Claudio Gama

Secretaria de Promoção Social - Janaína Vidal

Secretaria de Cultura - Clarêncio Rodrigues 

Secretaria de Obras e Serviços Públicos - Tita Calvet

Secretaria de Educação - Flavio Guimarães 

Secretaria de Saneamento e Meio Ambiente - Juarez Lopes

Secretaria de Fazenda - Daniella Mendes

Secretaria de Saúde - Felipe Fernandes

Secretaria de Direitos Humanos e Segurança - Aglaia Olegário

Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer - Flavio Rosa 

Secretaria de Mobilidade Urbana - Jefferson Buitrago

Chefe de Gabinete - Nilza Miqueloti 

Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento - Daniele Garcia

Secretaria de Melhor Idade - Delamar Sant'Anna

Secretaria da Criança e do Adolescente - Betânia Batista

Secretaria de Administração - Ruy França