Assine Já
quarta, 27 de outubro de 2021
Região dos Lagos
24ºmax
19ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 52450 Óbitos: 2151
Confirmados Óbitos
Araruama 12382 441
Armação dos Búzios 6530 73
Arraial do Cabo 1736 93
Cabo Frio 14792 880
Iguaba Grande 5486 140
São Pedro da Aldeia 6993 289
Saquarema 4531 235
Últimas notícias sobre a COVID-19
O 'TIME' DO ZÉ

Em anúncio de secretariado, Bonifácio enaltece diversidade: "governo comprometido e inclusivo"

Prefeito eleito aumenta representatividade de mulheres e negros no primeiro escalão

01 dezembro 2020 - 21h20Por Rodrigo Branco

O prefeito eleito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT), anunciou os nomes escolhidos para compor o primeiro escalão do seu governo a partir de 2021 e, conforme o prometido durante a campanha, aumentou a representatividade de mulheres e negros nos cargos de primeiro escalão.  Das 19 pastas que tiveram os titulares anunciados nesta terça-feira (1º), nove serão comandadas por mulheres. A décima integrante, que ainda será anunciada, ficará responsável pela nova secretaria a ser criada para fazer a interface com os governos federal e estadual.

Também como Bonifácio havia antecipado, o primeiro escalão prima por maior diversidade racial, pois seis dos novos secretários são negros. Durante a coletiva de imprensa realizada no hotel Malibu, na Praia do Forte, Bonifácio enalteceu o caráter diverso da sua equipe e elegeu o secretariado que acabara de anunciar como ‘o melhor’ que já montou, comparado aos dos seus dois governos anteriores.

– A reposta nas urnas foi essa. Quase 50% da população votaram não no José Bonifácio não, é na certeza de que nós vamos fazer um governo comprometido e inclusivo, impedindo a intolerância religiosa, combatendo a violência contra a mulher e combatendo o racismo. E não é apenas um título esquecido, como agente sempre vê, uma superintendência ou supervisão de Igualdade Racial. É para ocupar secretarias importantes – destacou Bonifácio.

Sobre a escolha dos nomes, Bonifácio disse ter sido um trabalho de ‘exclusão’, uma vez que recebeu sugestões de mais de um nome por secretaria de pessoas consideradas capazes de assumi-las. Os nomes do segundo e do terceiro escalões só serão escolhidos após o pedetista voltar de uma viagem de férias que deve durar até pouco antes do Natal. Uma certeza é que, assim como havia garantido em entrevista à Folha, não haverá espaço para adversários no governo.

Apesar de reforçar que governará apenas com quem caminhou ao lado dele durante a campanha eleitoral, Bonifácio tratou de evitar o clima bélico com os adversários políticos e pregou diálogo com a sociedade. Aos opositores, acenou com pacificação.

– Vocês sabem o que eu passei nessa campanha. Mas a gente tem que ter o espírito de conciliar as famílias que se separaram e se dividiram. Não quero que aconteça em Cabo Frio o que aconteceu com o Brasil. O ódio que se instalou de lá e de cá. E isto não faz bem à sociedade. A quem cabe estender a mão? Não é o derrotado que vem à sua procura. Somos nós que vencemos que temos que somar todos para uma conciliação para construir um novo momento para esta cidade – disse o prefeito eleito, que só aumentou o tom, quando questionado sobre a situação jurídica.

O prefeito eleito teve o registro de candidatura indeferido por unanimidade em segunda instância, na segunda-feira (30), depois de não ter problemas com a Justiça Eleitoral em Cabo Frio. 

– Perderam no voto e querem ganhar no tapetão – disparou, demonstrando confiança em reverter a situação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, onde sua defesa recorrerá da decisão no tribunal do Rio.

Gabinete da Covid, Secretaria de Verão e mais equipes de Saúde da Familia.

Durante o anúncio do seu secretariado, Bonifácio revelou que seus futuros subordinados deverão levantar a situação das respectivas pastas e entregar, até a posse, em 1º de janeiro, uma lista com ações de baixo custo para cada área, nos 30, 60 e 90 primeiros dias de governo.

O futuro secretário de Saúde, Felipe Fernandes, foi incumbido de uma tarefa adicional, que é a de levantar o custo de implantação de 20 novas equipes de Saúde da Família no município, já em 4 de janeiro. O valor levantado será obtido a partir do corte de cargos comissionados em todas as secretarias.

O futuro prefeito também confirmou ações que já havia anunciado em declarações públicas recentes. Uma Secretaria Extraordinária de Verão será criada para funcionar entre a virada do ano e a Semana Santa, com direito a visitas semanais de Bonifácio às praias do município.

Sobre a pandemia de Covid-19, o atual Gabinete de Crise será dissolvido e dará lugar ao chamado ‘Gabinete de Solução’, com oito integrantes do governo e oito da sociedade civil. Hoje, o grupo é restrito a integrantes da gestão municipal. 

Fusões e novas secretarias

Outra medida antecipada por Bonifácio também vai ganhar corpo no ano que vem. A estrutura administrativa do governo municipal será modificada. Algumas pastas deixarão de existir e outras serão fundidas, como Turismo e Esporte.

Outras como a Controladoria-Geral ganham importância e passarão a atuar no combate à corrupção no setor público. A pasta do Saneamento será recriada e o Meio Ambiente será incorporado a ela. Já a de Segurança ficará atrelada aos Direitos Humanos.

Um surpresa foi que, diferentemente do divulgado, a vice-prefeita eleita Magdala Furtado não acumulará o cargo com qualquer secretaria. José Bonifácio também disse que, após conversas, Magdala ficará mais fixa em Tamoios, local a onde é ligada.

A atitude contraria a vontade inicial do pedetista de mantê-la mais presente na sede da Prefeitura. Entretanto, ele adiantou que a vice terá um gabinete à disposição no prédio do governo. 

Veja a seguir os nomes dos futuros secretários na gestão de José Bonifácio:

Secretaria de Governo - Aquiles Barreto

Secretaria de Agricultura e Pesca - Professora Luciene Lima

Procuradoria-Geral do Município - Vitor Martim

Controladoria-Geral e Combate à Corrupção - Luiz Claudio Gama

Secretaria de Promoção Social - Janaína Vidal

Secretaria de Cultura - Clarêncio Rodrigues 

Secretaria de Obras e Serviços Públicos - Tita Calvet

Secretaria de Educação - Flavio Guimarães 

Secretaria de Saneamento e Meio Ambiente - Juarez Lopes

Secretaria de Fazenda - Daniella Mendes

Secretaria de Saúde - Felipe Fernandes

Secretaria de Direitos Humanos e Segurança - Aglaia Olegário

Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer - Flavio Rosa 

Secretaria de Mobilidade Urbana - Jefferson Buitrago

Chefe de Gabinete - Nilza Miqueloti 

Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento - Daniele Garcia

Secretaria de Melhor Idade - Delamar Sant'Anna

Secretaria da Criança e do Adolescente - Betânia Batista

Secretaria de Administração - Ruy França

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.