sexta, 19 de abril de 2024
sexta, 19 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
DEFINIÇÃO E EXPECTATIVA

Bonifácio fecha segundo escalão e aguarda possível julgamento de recurso para hoje

Processo do prefeito eleito de Cabo Frio no TSE está nas mãos do ministro relator Alexandre de Moraes

18 dezembro 2020 - 11h14Por Redação

Um olho na formação da equipe de governo e o outro em Brasília. Assim está a situação de José Bonifácio (PDT), candidato mais votado nas últimas eleições municipais em Cabo Frio, mas que teve o registro de candidatura indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral, no último dia 30. Ontem, em coletiva realizada em um hotel na Vila Nova, Bonifácio anunciou a relação dos integrantes do segundo escalão do governo e também de autarquias municipais.

Durante a solenidade, o pedetista mostrou confiança de que terá o recurso aceito pelo Tribunal Superior Eleitoral. Ele falou rapidamente sobre o assunto, e questionou o motivo pelo qual teve a candidatura impugnada em segunda instância. 

– Vocês estão vendo o que eu estou passando. O meu processo está em pauta no TSE. Por quê? Por uma decisão de técnicos do Tribunal de Contas do Estado. E eu, que fiquei 45 dias [como secretário de Saúde] em Arraial do Cabo no ano de 2003. Isso faz quantos anos? 17 anos. Mesmo que eu tivesse feito alguma coisa e não fiz, 17 anos? – indagou.

O processo de José Bonifácio está nas mãos do ministro relator Alexandre de Moraes que, possivelmente deve colocá-lo em pauta hoje, último dia antes do recesso do Judiciário. Pela data original, Bonifácio e a vice Magdala Furtado, deveriam ter sido diplomados ontem, porém a indefinição jurídica não permitiu a solenidade. 

O pedetista recorrer da impugnação importa por unanimidade pelo TRE-RJ, por causa da rejeição das contas pelo TCE-RJ, no período em que atuou como secretário de Saúde de Arraial, entre novembro e dezembro de 2003, na gestão do então prefeito Henrique Melman. 

Caso Bonifácio não seja julgado hoje, a defesa do político poderá entrar com um pedido de liminar no Plantão Judiciário. A liminar poderá ser obtida até o próximo dia 31, véspera da data prevista para a posse. Caso o TSE indefira o recurso, assume o presidente da Câmara, que terá que convocar novas eleições.

Caras conhecidas – Pouco mais de duas semanas após anunciar os nomes do secretariado, José Bonifácio tratou de desfazer o mistério e divulgar os integrantes do segundo escalão e os presidentes e diretores de autarquias. Na Companhia de Serviços de Cabo Frio (Comsercaf), quem assume é o atual vereador Jefferson Vidal, um dos homens fortes da campanha de Zé. O atual vice-prefeito Felipe Monteiro, desafeto do prefeito Adriano Moreno, será diretor da companhia. 

Por sua vez, no Instituto de Benefícios e Assistência aos Servidores Municipais (Ibascaf), o nome escolhido é o de Bebeto Cardozo. Rafael Peçanha será o futuro secretário-adjunto de Ciência, Tecnologia e Inovação depois de deixar a Câmara Municipal no fim do ano.