Assine Já
sábado, 15 de maio de 2021
Região dos Lagos
24ºmax
16ºmin
Alerj
Alerj
TEMPO REAL Confirmados: 38271 Óbitos: 1463
Confirmados Óbitos
Araruama 9632 300
Armação dos Búzios 4705 57
Arraial do Cabo 1332 69
Cabo Frio 10222 542
Iguaba Grande 3800 93
São Pedro da Aldeia 5306 227
Saquarema 3274 175
Últimas notícias sobre a COVID-19
DEFINIÇÃO E EXPECTATIVA

Bonifácio fecha segundo escalão e aguarda possível julgamento de recurso para hoje

Processo do prefeito eleito de Cabo Frio no TSE está nas mãos do ministro relator Alexandre de Moraes

18 dezembro 2020 - 11h14Por Redação

Um olho na formação da equipe de governo e o outro em Brasília. Assim está a situação de José Bonifácio (PDT), candidato mais votado nas últimas eleições municipais em Cabo Frio, mas que teve o registro de candidatura indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral, no último dia 30. Ontem, em coletiva realizada em um hotel na Vila Nova, Bonifácio anunciou a relação dos integrantes do segundo escalão do governo e também de autarquias municipais.

Durante a solenidade, o pedetista mostrou confiança de que terá o recurso aceito pelo Tribunal Superior Eleitoral. Ele falou rapidamente sobre o assunto, e questionou o motivo pelo qual teve a candidatura impugnada em segunda instância. 

– Vocês estão vendo o que eu estou passando. O meu processo está em pauta no TSE. Por quê? Por uma decisão de técnicos do Tribunal de Contas do Estado. E eu, que fiquei 45 dias [como secretário de Saúde] em Arraial do Cabo no ano de 2003. Isso faz quantos anos? 17 anos. Mesmo que eu tivesse feito alguma coisa e não fiz, 17 anos? – indagou.

O processo de José Bonifácio está nas mãos do ministro relator Alexandre de Moraes que, possivelmente deve colocá-lo em pauta hoje, último dia antes do recesso do Judiciário. Pela data original, Bonifácio e a vice Magdala Furtado, deveriam ter sido diplomados ontem, porém a indefinição jurídica não permitiu a solenidade. 

O pedetista recorrer da impugnação importa por unanimidade pelo TRE-RJ, por causa da rejeição das contas pelo TCE-RJ, no período em que atuou como secretário de Saúde de Arraial, entre novembro e dezembro de 2003, na gestão do então prefeito Henrique Melman. 

Caso Bonifácio não seja julgado hoje, a defesa do político poderá entrar com um pedido de liminar no Plantão Judiciário. A liminar poderá ser obtida até o próximo dia 31, véspera da data prevista para a posse. Caso o TSE indefira o recurso, assume o presidente da Câmara, que terá que convocar novas eleições.

Caras conhecidas – Pouco mais de duas semanas após anunciar os nomes do secretariado, José Bonifácio tratou de desfazer o mistério e divulgar os integrantes do segundo escalão e os presidentes e diretores de autarquias. Na Companhia de Serviços de Cabo Frio (Comsercaf), quem assume é o atual vereador Jefferson Vidal, um dos homens fortes da campanha de Zé. O atual vice-prefeito Felipe Monteiro, desafeto do prefeito Adriano Moreno, será diretor da companhia. 

Por sua vez, no Instituto de Benefícios e Assistência aos Servidores Municipais (Ibascaf), o nome escolhido é o de Bebeto Cardozo. Rafael Peçanha será o futuro secretário-adjunto de Ciência, Tecnologia e Inovação depois de deixar a Câmara Municipal no fim do ano.

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.