quinta, 25 de abril de 2024
quinta, 25 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Búzios

Operação cumpre mandados de busca e apreensão em Búzios

Grupo é suspeito de venda e falsificação de alvarás para comerciantes da cidade

03 outubro 2019 - 19h50Por Foto: Laila Hallack
Operação cumpre mandados de busca e apreensão em Búzios

Uma operação conjunta entre o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), com o apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ) e a Polícia Civil de Búzios resultou ontem no cumprimento de sete mandados de busca e apreensão contra o ex-secretário de Fazenda do município, Marcelo Chebor da Costa; o ex-vereador Lorram Gomes da Silveira, então chefe de gabinete do ex-prefeito André Granado, atualmente afastado do cargo, além de despachantes.

Os mandados cumpridos na operação batizada de Plastógrafos (em grego significa aquele que falsifica documentos, que jura falso) foram deferidos pelo 1ª Vara de Armação dos Búzios após a abertura de um inquérito policial que apura crimes de corrupção e falsificação praticados por uma quadrilha que cobrava propina de empresários para a emissão de alvarás. A quadrilha também é suspeita de falsificar alvarás e certificados do Corpo de Bombeiros. De acordo com as investigações, um alvará chegou a ser vendido por R$ 30 mil.

De acordo com o Ministério Público, durante a investigação, iniciada após notícia-crime apresentada pelo atual coordenador de posturas da cidade de Búzios, diversos empresários foram ouvidos e destacaram a intermediação dos despachantes alvos da operação de ontem.

Além disso, há informações no inquérito de que o então vereador Lorram Gomes da Silveira, na época chefe de gabinete do prefeito afastado André Granado, se valia do cargo para nomear os despachantes investigados como supervisores de postura, trazendo o esquema criminoso para dentro da Prefeitura, em conluio com o então secretário de Fazenda, Marcelo Chebor. Também será apurado se os alvarás expedidos são falsos. A operação tem por objetivo robustecer o acervo de provas, permitindo a identificação da conduta de cada um dos envolvidos.

Segundo o Gaeco, os supostos crimes teriam ocorrido entre as várias passagens de Granado pela prefeitura, nos anos de 2018 e 2019. Atualmente, ele se encontra afastado pela Justiça.

Durante a operação, o ex-secretário de Fazenda Marcelo Chebor foi preso, por estar com três armas sem registro em casa. 

Em nota, a Prefeitura de Búzios informou que foi a atual gestão que revelou as suspeitas do esquema à polícia, quando um contribuinte reclamou que não conseguia emitir uma nota fiscal eletrônica e se constatou uma fraude no documento.

“Assim, por determinação do atual prefeito Henrique Gomes, deu-se início a investigação interna que levou à descoberta de mais falsificações e o caso encaminhado à polícia que deu prosseguimento à investigação”.

Por sua vez, o ex-vereador Lorram disse à InterTV que está ‘surpreso’ com a situação, negou envolvimento com venda de alvarás e que vai colaborar com as investigações.

 

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 29 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições na porta de casa, de terça a sábado. Ligue já: (22) 2644-4698. *Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.