Forte São Mateus será reaberto ao público neste domingo
Local teve o acesso reformado e recebeu melhorias no entorno
A Prefeitura de Cabo Frio anunciou nesta quinta-feira (6) que o Forte São Mateus, na Praia do Forte, será reaberto ao público neste domingo (9), após obras de remodelação no acesso ao monumento histórico. O evento acontece às 18h. Seguindo as normas legais do patrimônio histórico, o evento é aberto ao público e todos são convidados para a celebração. O som ficará por conta da Serenata Canto Coral e do músico Marquinho Moraes.
Segundo a secretária de Cultura Meri Damaceno, o Forte São Mateus era uma grande preocupação da pasta, já que o local estava depreciado e com riscos para os visitantes. "Foram anos com o guarda-corpo quebrado e gerando perigo a quem frequentava o Forte. Além do descaso com o próprio monumento e com o entorno que precisava de pintura e poda no jardim. A vitória dessa reforma engloba a segurança para a população e a retomada cultural de um dos monumentos históricos mais importantes de Cabo Frio", comentou Meri Damaceno, relembrando ainda alguns dos importantes marcos históricos do Forte São Mateus. "O Forte foi construído entre 1616 e 1620 para defender a costa das invasões de ingleses, franceses e holandeses e protegia a Boca da Barra da entrada dos piratas que queriam roubar o Pau Brasil em Cabo Frio. Em 1956, o conjunto arquitetônico foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)", contou.
A reforma do Forte São Mateus começou em 7 de novembro, quando a Comsercaf interditou o local uma vez para recapeamento da ponte que dá acesso ao Forte. A previsão é que até esta sexta-feira (7), os trabalhos estejam concluídos. Na última segunda-feira (3) foi construída uma rampa de acesso do calçadão até a ponte. O Forte também foi pintado e a iluminação foi recuperada. O calçadão do canto da praia próximo ao local também passou por uma revitalização com limpeza, jardinagem e recolocação das pedras portuguesas. O local já recebeu um novo guarda-corpo para ponte, novas hastes de inox para todo o trajeto e correntes. A ponte foi recapeada, assim como as escadas de acesso. O investimento foi de aproximadamente R$31 mil em toda a reforma do Forte.