Turistas tecem elogios à cidade, enquanto comerciantes vislumbram verão movimentado após bons resultados
Série de feriados aquece economia de Cabo Frio
ALEXANDRE FILHO
Desde a última quinta-feira, Cabo Frio recebeu milhares de turistas vindos de diversos lugares de país. Para alguns do que ainda aproveitam o descaso na cidade, em relato à Folha, o saldo da experiência da estada na cidade é positivo. Quem também comemorou o grande fluxo de visitantes foi o comércio da cidade, que já vislumbra um verão farto em 2019.
Na manhã de ontem, a movimentação nas areias da Praia do Forte, uma das mais visitadas de Cabo Frio, ainda era muito grande. Por conta do feriado do Dia da Consciência Negra, comemorado no Estado do Rio de Janeiro, a presença de turistas locais era mais evidente, com a maioria das 10 pessoas que foram ouvidas tendo chegado desde a última quinta-feira. Notória também era a satisfação com a escolha pela cidade. O vendedor Gabriel Souza, de 27 anos, veio com a esposa Antônia Souza, de 26 anos. Morador de São Gonçalo, ele conseguiu tirar as horas extras no trabalho e por isso emendou os feriados do último dia 15 com o celebrado no dia de hoje, e era só elogios para as belezas da cidade.
– Cabo Frio é só alegria para nós. Resolvemos vir para cá curtir uma praia diferente das que nós freqüentamos no Rio de Janeiro, e até agora foi tudo perfeito. É tudo muito lindo, principalmente essa Praia do Forte – disse.
Quem também está há bastante tempo em Cabo Frio é o motorista de Uber Daniel Farias, de 31 anos, morador de Niterói. Ele veio de carro com os amigos na quinta-feira, e além de descansar, também aproveitou o grande número de turistas na cidade para faturar.
– Cheguei na quinta passada e nos dois primeiros dias eu trabalhei também, para só depois relaxar de vez. Está sendo ótimo. Já tinha vindo para cá antes quando era mais novo, mas dessa vez a cidade me surpreendeu. Pude visitar outras praias e conhecer a Ilha do Japonês, que para mim é o melhor lugar daqui – declarou.
Mas nem tudo é um mar de rosas. Apesar de eleger a Praia do Forte como o melhor lugar para se visitar em Cabo Frio, o advogado carioca Victor Oliveira, de 35 anos, que visita a cidade desde sábado com a esposa Vanessa Oliveira, de 30 anos, não esperava ter visto ver o ponto turístico tão cheio durante o feriadão.
– É tudo muito bom, das praias ao atendimento. Só não esperava ver tanta gente na cidade. Se não chegar cedo aqui na praia, a gente não consegue lugar para sentar (risos). Mas tirando isso, está tudo nota dez – disse ele, que planejou voltar à capital na noite de ontem.
– Nós vamos fazer assim para tentar escapar do trânsito na volta para casa – explicou.
A previsão da ViaLagos para ontem era de que 24 mil veículos passassem na rodovia na volta do feriado, com outros 21 mil trafegando na via hoje saindo da Costa do Sol.
Comércio renova esperança de verão farto - O feriado prolongado rendeu não só elogios de quem veio à cidade descansar e curtir as belezas da região, como também abriu um sorriso no rosto dos comerciantes de Cabo Frio. O grande fluxo de visitantes aumentou as vendas do comércio da cidade, que já vislumbra um verão melhor do que o de 2018.
O gerente do Bar e Restaurante Biroska, localizado na orla da Praia do Forte, Nelson Santana afirmou estar satisfeito com o resultado proporcionado pelo feriado, que deixou o estabelecimento sempre cheio. Segundo ele, o cenário visto nos últimos dias é um indício de um verão farto para o comércio.
– O saldo foi bastante positivo, a cidade estava com muito turista e a casa esteve sempre cheia em todos os dias, nos dois turnos em que esteve aberta. Para nós foi bem legal, cumpriu as nossas expectativas – disse ele, que completou:
– Creio que tenhamos um verão positivo no próximo ano. Deve ser um reflexo do que vimos agora, inclusive com alguns turistas que vieram dessa vez e, sendo bem recebidos, querendo voltar – finalizou.
Outro que está feliz com a movimentação vista nos últimos dias é o gerente da Fly Sports Davidson Lourenço, que as vendas aumentarem em 10% em relação ao mesmo período ano passado.
– Nós vendemos mais peças de vestuário, por conta da ação do Black Friday que ajudou bastante. Dessa forma tivemos um aumento nessa loja de cerca de 10% em relação às vendas do ano passado – disse.
Apesar de também colher os frutos que o feriadão proporcionou ao comércio em geral da cidade, Maria Juliana, gerente do Restaurante da Hilda, afir- ma que para se ter um verão igualmente bom é preciso que a cidade ofereça mais do que apenas belas praias.
– O feriado foi bom para nós, mas a cidade precisa ter mais atrativos para chamar mais turistas para o verão, pois nós fomos bastante questionados sobre isso nos últimos dias. Durante o dia tem a praia, mas a noite eles reclamam que não há muito o que fazer na cidade – declarou.