Guerra de facções assusta o Jardim Esperança
Vídeo de bandidos com armas no Porto do Carro viraliza nas redes sociais
RODRIGO BRANCO
Desde o feriado prolongado de Corpus Christi, a população de vários bairros da região do Grande Jardim Esperança tem sido vizinha do medo. Uma guerra entre traficantes de facções rivais pelo controle territorial e pela venda de drogas resultou em tiroteios entre os bandos e também com a polícia.
Ontem, viralizou em grupos de WhatsApp e nas redes sociais um vídeo de 24 segundos, no qual bandidos empunham armas e fuzis enquanto trafegam por uma rua do bairro Porto do Carro, próximo ao limite entre Cabo Frio e São Pedro da Aldeia. Eles chegaram a mostrar pontos conhecidos da localidade para atestar a veracidade do vídeo.
De acordo com o comandante do 25º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel André Henrique de Oliveira, a investida de um grupo sobre os rivais nos últimos dias acontece em função do reforço de bandidos vindos do Rio, principalmente do Complexo da Penha. O militar disse que a ocupação na região, que acontece desde a semana passada, está mantida, e o efetivo no local foi reforçado.
– Estamos fazendo um trabalho integrado com o doutor Marcello e a Polícia Civil para tentar identificar esses marginais. Mas nosso setor de inteligência também já tem algumas informações – comentou.
As imagens do vídeo também já estão nas mãos da Polícia Civil. Sem se estender muito, o titular da 126ª DP (Cabo Frio), Marcello Maia acredita que as armas de grande porte, inclusive as que aparecem no vídeo, são ‘alugadas’ dos criminosos cariocas com o objetivo de invadir e tomar territórios.
– A investigação está avançando – disse o delegado.
De todo modo, um dos alvos da polícia já foi identificado. Makaive Gomes dos Santos, conhecido como Macaive ou MK, é apontado como o líder do bando que tenta tomar os pontos dos rivais.
Histórico
Na madrugada da quarta-feira passada, dia 30, criminosos da Boca do Mato tentaram invadir o Tangará, que tem o comércio de entorpecentes dominados por uma facção rival. No confronto, um homem foi morto. Ninguém foi preso, mas a polícia apreendeu 47 estojos de munições e o carro usado pelos criminosos na tentativa de invasão à comunidade.
No dia seguinte, novo confronto, desta vez entre bandidos e policiais militares. Três suspeitos foram presos e grande quantidade de crack e cocaína apreendida. Na Colina, em São Pedro, outro homem foi preso com uma pistola e drogas.
Já na madrugada desta segunda-feira, 15 bandidos armados entraram em novo tiroteio com a PM. Após o embate, dois suspeitos foram encontrados dentro de uma igreja e posteriormente autuados e presos. Armas e munições foram apreendidas no local.