protesto

Moradores de São Jacinto fazem protesto por causa da insegurança na Estrada da Integração

Parada de ônibus é feita na curva da pista, o que aumenta ainda mais os riscos de acidente

29 AGO 2014 • POR Rosana Rodrigues • 17h23

Moradores da Estrada da Integração, na altura do KM 5, em São Jacinto, Cabo Frio, realizaram na tarde desta sexta-feira (29) protesto contra a falta de segurança no local. Segundo eles, a estrada, que foi construída há cerca de um ano, já contabiliza cerca de dez acidentes envolvendo veículos que trafegam pelo local. Uma das principais queixas dos usuários de ônibus é com relação à parada dos coletivos, que era feita em uma curva, o que aumentava ainda mais os riscos de colisões.

Eles, por conta própria, avançaram o ponto dos ônibus para dar mais segurança aos usuários. No entanto, a moradora Vitória Miranda alega que alguns motoristas da Auto Viação Salineira não param no local improvisado pelos usuários, o que faz com que muitos moradores percam compromissos ou aulas.

 

- A decisão foi tomada devido aos acidentes que ocorrem constantemente no local. Não é justo que alguns motoristas não se sensibilizem com a posição dos moradores – disse a estudante Vitória Miranda.

 Outra reclamação da comunidade é relativa a outra possível mudança da parada, avaliada por um inspetor da empresa. Segundo a moradora, a alteração seria para uma área deserta que não contempla a maioria das pessoas, principalmente, crianças, adolescentes, mulheres e idosos, que são mais suscetíveis aos perigos impostos pela segurança.

Alguns representantes da Associação de Moradores do bairro foram, há cerca de uma semana, até a Secretaria Municipal de Transportes com objetivo de encaminhar um ofício para o  titular do setor a fim de que não houvesse a mudança. No entanto, não houve qualquer resposta.

A Auto Viação Salineira informou que houve uma reunião entre a associação de moradores do bairro São Jacinto e a Secretaria de Transportes de Cabo Frio. Os moradores foram avisados pelo secretário de transportes, Vitor Moreira, sobre a instalação de placas nos pontos de ônibus na localidade. Além disso, a associação de moradores solicitou à Secretaria de Transportes quebra-molas e baias para os ônibus pararem de forma segura. 

Procurada pela Folha Online, a assessoria de comunição da Prefeitura de Cabo Frio não respondeu às perguntas do jornal.