Cultura

A obra de Mudinho da Rasa em cartaz no Zanine

A exposição gratuita será aberta ao público na sexta-feira e traz 40 peças do gênio da escultura

6 MAR 2018 • POR • 10h15

A partir desta sexta-feira, às 18h30, o Espaço Cultural Zanine sedia a exposição “Mudinho da Rasa, Escultor de Búzios”. Considerado um gênio da escultura, Manoel Antônio da Costa, o Mudinho da Rasa, foi um dos mais ilustres filhos de Búzios e ganhou destaque e expressão nos anos 70. Um precursor na reciclagem de materiais, Mudinho tinha esse apelido pela dificuldade na fala e audição. Mas as deficiências não o impediam em nada: saía todas as manhãs em busca de algum material que pudesse transformar em arte. Pedaços de madeira eram transformados em esculturas: animais, frutas, utensílios, figuras humanas.

A rusticidade do artista e autenticidade das peças conquistaram e continuam encantando várias gerações. Mudinho morreu aos 81 anos, em setembro de 1987 e sua partida abalou não só Búzios, mas como toda região. Fato é que Mudinho marcou época e o legado dele se tornou conhecido em todo o país com exposições da obra do homem que foi considerado o primeiro artista do balneário.

– Inteligente, discreto, recluso, seu trabalho coloca o espectador em contato com mundos distintos. Extensa e original sua obra trava um diálogo direto com o interlocutor em tempo presente. Imortalizado na confirmação que o tempo traz a todo gênio, Mudinho é uma das personalidades mais complexas da escultura brasileira. Criou sua obra de forma muito distinta dos seus contemporâneos, se distingue de seu tempo ao transmitir às suas esculturas o sentimento do silêncio, daquilo que ele viu, da vida olhada – diz o curador da mostra, José Antônio Mendes.

A exposição traz 40 peças de Mudinho, é gratuita e fica em cartaz até o dia 8 de abril.  

*Foto: Cesar Remedy