Comando dos Bombeiros da Baixada Litorânea

Coronel Leonardo Couri assume Comando dos Bombeiros da Baixada Litorânea

Unidade, que fica no Braga, em Cabo Frio, coordena destacamentos e batalhões 

9 NOV 2017 • POR Redação | Foto: Arquivo Folha • 08h49

Nesta quinta-feira (9), a partir das 10h, acontece a troca de comando do CBA V – o Comando de Bombeiros de Área 5 - Baixada Litorânea. O coronel Eric Alves da Silva passa o cargo para o coronel Leonardo Couri, que esteve à frente do 18°GBM de 2014 a 2016. A unidade é um órgão diretamente ligado ao Subcomando Geral do Corpo de Bombeiro Militar do Rio de Janeiro. 

O foco principal do Comando é a diminuição do tempo resposta nos diversos atendimentos operacionais, visando o melhor atendimento a população. A área de atuação pega 14 cidades: Arraial do Cabo, Cabo Frio, Búzios, Carapebus, Casemiro de Abreu, Conceição de Macabú, Iguaba Grande, Macaé, Quissamã, Rio Bonito, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia, Saquarema e Silva Jardim.  Os grupamentos de Macaé (9°GBM), Cabo Frio (18°GBM) e Araruama (27°GBM) são subordinados ao CBA. 

Segundo o coronel Leonardo, que está satisfeito por voltar a atuar em Cabo Frio, já que mora na cidade, o objetivo principal do trabalho é apoiar os comandantes no planejamento para reduzir as taxas de mortalidade em toda a área de operação. 

– O comando de área é um órgão que efetua sob o comando do Estado Maior da corporação diretrizes e planejamento voltados para uma melhoria técnica operacional das suas unidades subordinadas , tendo como foco principal a diminuição do tempo resposta nos diversos atendimentos realizados. Esta unidade de comando não atua no socorro direto. São 14 municípios e 11 unidades entre destacamentos e Grupamentos – explica o coronel.