reposição de aulas

Educação já discute reposição de aulas na rede municipal

Por sua vez, sindicato diz ser 'difícil' negociar durante campanha salarial e que não vai aceitar imposição 

1 NOV 2017 • POR Redação I Foto: Arquivo Folha • 10h55

A Secretaria de Educação já estuda a forma como serão repostos os dias de paralisação pelas greves dos profissionais da rede municipal de ensino. Segundo o secretário Alessandro Teixeira, a questão foi discutida diretamente com as escolas. 

– A gente tem que ver a realidade com as escolas em primeiro lugar. A Superintendência Pedagógica da secretaria já recebeu as sugestões e vai analisar qual será o formato dessa reposição. A partir disso, será encaminhado para o Conselho (Municipal de Educação) e decidido com a categoria – comentou o secretário.

Contudo, qualquer decisão corre o risco de virar provisória, uma vez que o próprio governo já acenou com novos atrasos salariais até o fim do ano. Desta forma, é muito provável que o sindicato da categoria decida por novas paralisações.  No atual cenário, a secretaria trabalha com o começo do ano letivo de 2018 para a primeira quinzena de março. Essa previsão, contudo, deve ser alterada.

– Existem fatores diversos. Não é só a Educação querer. Mas vamos trabalhar para que o calendário letivo acompanhe o calendário civil no ano que vem – destacou Teixeira.

Questionada sobre o planejamento da secretaria para compensar os dias perdidos, a diretora do Sindicato dos Profissionais da Educação (Sepe Lagos), Denise Teixeira, afirmou que com salários e direitos atrasados é ‘difícil’ falar em reposição. 

– O diálogo sempre é importante, a gente nunca se recusa. Mas não existe reposição sem mesa de negociação sobre reposição. A categoria não vai negociar sozinha, nem será imposto de cima pra baixo – responde.

Sobre uma possível obstrução por parte do Conselho, onde o Sepe tem cadeira, a sindicalista foi direta.

– Não tenho como dizer isso, mas é de entendimento de todos que sem salário não haverá trabalho – finaliza. 

Somente este ano, já foram mais de 30 dias sem aula contando todas as paralisações.

Concursados de 2009 chamados para atualização

A Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio está convocando cerca de 320 candidatos aprovados no Concurso Público de 2009 para atualização do endereço residencial. É que, segundo o secretário Alessandro Teixeira, todos os aprovados estão sendo notificados, por telegrama, das etapas do Edital nº 005/2017, mas nem todos estão com o endereço atualizado.

E essa preocupação tem um motivo: uma nova etapa da fase admissional do concurso está se aproximando. Entre os dias 7 e 9 de novembro os candidatos aprovados devem fazer a entrega de todos os documentos exigidos em Edital: dia 07 para os aprovados na Educação Infantil, dia 08 para os do Ensino Fundamental, e dia 09 para os Docentes II.

A lista dos 320 candidatos que precisam atualizar o cadastro está disponível no site www.cabofrio.rj.gov.br, na área de Concursos.