lei

Lei de Consulta deve ser votada na Câmara de Cabo Frio hoje

Profissionais da Educação querem acabar com sucessivas reeleições nas direções de escolas

19 OUT 2017 • POR Rodrigo Branco • 10h32

A Câmara Municipal de Cabo Frio deve colocar hoje em votação a Lei de Consulta para direção das escolas da rede municipal de ensino. Até o fechamento desta edição, a pauta da sessão não estava fechada, mas a expectativa é que o polêmico assunto entre em discussão.
Em meio à luta para receber os salários até o quinto dia útil e os demais direitos pendentes, os profissionais de ensino querem abolir a prática das sucessivas reeleições para o cargo. Segundo o Sindicato dos Profissionais da Educação (Sepe Lagos), há dirigentes escolares com cerca de duas décadas na função. 
A pressão dos professores sobre os parlamentares tem sido forte nas últimas semanas. Pelas contas do Sepe, oito vereadores, entre governo e oposição, já se comprometeram a aprovar o texto originalmente discutido pela categoria. A proposta também teria o apoio da secretaria de Educação. 
– Tem diretores há 20 anos. Isso é muito ruim porque a pessoa se torna dona da escola e não gestora por um determinado período. Fora que o diretor precisa estar dentro do corpo, pra sentir como funciona, como é voltar para uma sala de aula. A gente acha isso importante para oxigenar a escola – comentou a diretora do Sepe, Denise Teixeira.
Mas até  a aprovação, algumas questões precisam ser discutidas, uma vez que o projeto não é consenso entre os vereadores e também na rede.  Na sessão de terça-feira, havia ônibus vindos do segundo distrito foram à Câmara para manifestar apoio ao atual formato de eleição.
Outro ponto diz respeito a uma emenda da vereadora Alexandra Codeço (PRB), que não penas mantém a reeleição indiscriminada como impede, como preza a nova lei, que toda a comunidade escolar esteja apta a concorrer, desde que tenha formação para tal. 
De todo modo, a promessa é de que a sessão mais uma vez esteja lotada e bastante barulhenta.
Convocação – Pelo menos 460 profissionais da educação aprovados no concurso público realizado no ano de 2009, pela Prefeitura de Cabo Frio, estão sendo convocados para habilitação nos cargos e exames admissionais, com o objetivo de posse imediata. A convocação está sendo feita através do Edital n° 005/2017 e do anexo 1, já disponíveis no site www.cabofrio.rj.gov.br.

 

 

* Matéria completa na edição impressa da Folha dos Lagos desta quinta (19).