bombeiros

Bombeiros resgatam 379 do mar na Região dos Lagos

Polícia prende 20 e apreende mais de 5 kg de drogas em quatro dias de operação

17 OUT 2017 • POR Rodrigo Branco • 12h03

Os guarda-vidas do Corpo de Bombeiros tiveram um aumento considerável de trabalho no feriadão de Nossa Senhora Aparecida em relação à folga prolongada anterior, da Independência do Brasil. Em cinco dias de operação especial, foram 379 salvamentos (média de 75 por dia) contra 103 em quatro dias naquela ocasião (média de 25 resgates diários). 
O balanço divulgado ontem pelo 18º Grupamento de Bombeiro Militar (18º GBM) inclui as praias do Forte, do Foguete, das Conchas e do Peró, em Cabo Frio; e a Praia Grande, em Arraial do Cabo. Para o comandante da corporação, tenente-coronel Cássio Capelli, as condições aparentemente mais calmas do mar encorajaram os banhistas a se exceder, fato que contribuiu para aumentar os índices. 
– Não digo que as pessoas abusaram, mas com o mar nessas condições, elas se sentem mais à vontade. Mas não ficam atentos à força d’água, o que chamamos de corrente de retorno também conhecida como vala. Essas correntes puxam os banhistas para o mar e é nisso que os guarda-vidas ficam atentos – avalia.
Desta vez sediado em Arraial,  ao lado do pórtico de entrada, o helicóptero foi acionado três vezes para resgates marítimos. A expectativa é que a aeronave retorne à região para o feriadão da Proclamação da República, no dia 15 do mês que vem para, depois, talvez ficar à disposição durante todo o verão.
Perguntado sobre qual experiência o agradou mais, se em Arraial ou Búzios, onde o helicóptero ficou durante o feriadão da Independência, o comandante afirmou que há necessidade de melhorar a estrutura física cabista.
– Búzios tem a infraestrutura do aeroporto, que ajuda bastante, mas a gente precisa de uma estrutura física em Arraial para ficar melhor o trabalho – comentou.
Além dos salvamentos no mar, os Bombeiros atuaram em Cabo Frio em ocorrências de colisão de veículos (7); mal súbito (5); fogo em vegetação (20) e atropelamento (1), entre outros. 
Mas não foi apenas os Bombeiros que tiveram que se desdobrar durante o feriadão. A Polícia Militar registrou 20 ocorrências entre quinta-feira e domingo. Ao todo, 21 adultos foram presos e seis menores de idade apreendidos.
Os policiais militares apreenderam ainda mais de 5 Kg de drogas nos sete municípios sob a  responsabilidade do 25º Batalhão. Foram 2,465 Kg de cocaína e 2,940 Kg de maconha retirados de circulação em quatro dias de operação especial. Três armas e 18 munições também foram apreendidas.