cine tamoio

Filme sobre luta pelo Rui Barbosa concorre em festival de cinema

Curta com depoimento de duas alunas durante dia de manifestações foi selecionado ao Cine Tamoio

1 SET 2017 • POR • 10h25

O curta ‘O Rui Resiste!’ foi selecionado para concorrer no ‘Cine Tamoio – Festival de Cinema de São Gonçalo’, que acontecerá entre os dias 18 e  22 de setembro. O filme dirigido por Márcio Paixão mostra depoimentos das alunas Thainá Araújo e Dandara Souza em um dia de protestos contra o fechamento da escola, em abril deste ano. As jovens, inclusive, foram convidadas a comparecerem no evento com o cineasta.
O curta tem duração de um minuto e 53 segundos – exatamente o tempo da música de fundo, o instrumental do funk ‘Baile de Favela’. Márcio foi aluno do Rui entre 2004 e 2007. Após estudos sobre documentários, o diretor retornou a Cabo Frio neste ano. Ele acompanhou os estudantes em um dia de manifestação e gravou o curta em cinco horas. De acordo com ele, o tema dialoga diretamente com a proposta do festival.
– São duas meninas negras com uma consciência crítica incrível despertada pela escola. Elas estão defendendo aquele espaço. O filme dialoga diretamente com a proposta do festival. Tamoio, ao contrário do que as pessoas pensam, não é uma etnia indígena. É um movimento contra o processo de escravização dos portugueses. O que elas fizeram no filme foi exatamente isso: duas meninas negras arrombando a porta da casa grande – analisa o diretor, que também fez documentário sobre a luta dos servidores públicos na cidade.
O festival está em sua segunda edição, com 239 inscrições de todo o Brasil. ‘O Rui Resiste!’ foi o único representante da Região dos Lagos entre os 108 filmes do Estado do Rio de Janeiro selecionados. Neste ano, o evento homenageará os 50 anos de carreira da atriz e cantora Zezé Motta.