cinema

Cinema alternativo em alta em Cabo Frio

Filme dinamarquês 'A Caça' será exibido no auditório da Universidade Veiga de Almeida

24 AGO 2017 • POR • 12h19

Os cinéfilos mais exigentes não têm do que se queixar... Pelo menos em Cabo Frio. Os que resmungam diariamente da falta de sessões da cena alternativa poderão suprir a carência através dos cineclubes da cidade:  o Universidade Veiga de Almeida, por exemplo, abre as portas para um clássico do cinema escandinavo: ‘A Caça’ (2012) será exibido no auditório da faculdade, na Praia do Siqueira, hoje, às 14h. 
O filme dinamarquês dirigido por Thomas Vintenberg será seguido por um debate sobre o ‘Impacto Sociocultural da Mentira’. Também haverá sorteio de brindes. O projeto é organizado pelo ‘ConheCinema’, um cineclube criado pelo curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e Jornalismo da Veiga para promover discussões sobre filmes e documentários. O curador do ConheCinema, Rodrigo Cintra, vê a obra dinamarquesa cada vez mais atual.
– O filme é interessante porque mostra o peso da propagação de notícias que podem ser falsas. É um tema muito atual porque vivemos em uma era que é muito fácil compartilhar informações nas redes sociais virtuais – afirma Cintra.
O filme é propício ao debate. O ponto central da trama consiste numa acusação falsa de pedofilia ao professor Lucas (brilhantemente interpretado por Mads Mikkelsen) pela filha de um amigo. 
Cine Cháritas – E as obras produzidas na cidade também não ficam de fora. Hoje, o Cine Charitas exibe ‘Um Caso Brasileiro’ no Charitas, no centro de Cabo Frio, às 19h. O documentário de autoria do cineasta Milton Alencar Júnior trata sobre a emancipação de Búzios. O evento tem entrada gratuita.
O filme narra o momento político de Cabo Frio na época da emancipação. A obra mostra como aconteceu o processo de emancipação do balneário, que era 3º distrito de Cabo Frio. O processo começou em 1991 e se concretizou em 1995. 
O Cinema no Charitas foi inaugurado no início de junho e tem por objetivo exibir gratuitamente filmes em formato de documentários com discussões ao término das sessões. Os temas para debate e os filmes são divulgados semanalmente pela Secretaria de Cultura.
Cine Scliar – Outra boa notícia é a volta do Cine Scliar. A reabertura será ao melhor estilo, com o filme autobiográfico ‘Elis’ (2015). Não há data marcada, mas a sessão acontecerá em novembro, com a entrada franca.