taxímetro

Taxímetro deve ser implantado em Arraial do Cabo no fim de setembro

Regulamentação de lei sancionada deve ser finalizada até semana que vem

18 AGO 2017 • POR Gabriel Tinoco I Foto: Reprodução • 12h36

Andar de táxi em Arraial do Cabo deverá sair mais barato no fim do mês que vem. A Lei do Taxímetro – que obriga a instalação do aparelho em transportes individuais de passageiros e acaba com a cobrança por tabela de preços – será regulamentada até a próxima semana pela Coordenadoria Municipal de Trânsito (COMTRANS). Em seguida, haverá um prazo de cerca de um mês para que todos se adequem à nova regra. O projeto é de autoria do vereador Ayron Freixo (PRB).

No ano passado, o projeto já havia sido enviado pelo próprio Renatinho na época que era vereador, mas foi rejeitado pelo Executivo. O PL contou com 114  assinaturas dos 180 taxistas do município. Os motoristas perdiam clientes pelos altos valores estipulados na tabela: o preço mínimo era de R$ 15. 
De acordo com o presidente da Associação de Taxistas de Arraial do Cabo, Angelo Pereira, os preços mais justos irão trazer mais credibilidade.

– Conseguimos colher assinaturas de mais de 60% da categoria. O segundo ponto que quero destacar é a atualização da forma de cobrança. Estamos nos adequando à mais correta, porque o cliente paga exatamente o que anda. A população vai entender que é um preço mais justo. Vai gerar mais credibilidade. Antes, se o usuário andasse quatro quilômetros, pagava R$15. Se andasse 200 metros, também. Acreditamos que, ao gerar confiança e credibilidade, conseguiremos aumentar a rotatividade dos táxis em Arraial – diz.

Um dos que assinaram o abaixo assinado foi o taxista Cléber Pereira, 31, que vê mais transparência com a nova forma de cobrança.

– Alguns clientes reclamavam (dos preços), principalmente os acostumados com o taxímetro. Estamos acostumados a receber turistas que vivem nas capitais, onde cobrança é feita por taxímetro. Essa lei traz mais transparência à cobrança do táxi – comenta.