ondas gigantes

Surfistas se animam com previsão de ondas gigantes

Formações de até cinco metros já inspiram imaginário por manobras 

12 AGO 2017 • POR Rodrigo Branco | Foto: Fernanda Carriço • 13h59

A combinação entre uma frente fria no Estado do Rio e a atuação de um ciclone no Oceano Atlântico, desde ontem, provoca uma ressaca no litoral do estado. De acordo com o Centro de Hidrografia da Marinha, o fenômeno deve se intensificar a partir de hoje e atingir o ápice amanhã, quando as ondas devem ficar entre quatro e cinco metros de altura. A notícia deixou os surfistas em polvorosa e, ontem, muitos já arriscavam suas manobras na Praia do Forte, em Cabo Frio.

Nos grupos de WhatsApp dedicados ao esporte, era grande a empolgação e muitos trocavam informações. Com mais de 35 anos de praia, Guilherme Henrique, de 54, diz que o evento natural previsto para os próximos  dias é incomum e que acontecia anteriormente com mais frequência. Ele aposta nas melhores formações para a Praia Grande, em Arraial do Cabo.

– É algo bem atípico e interessante. Isso vai se estender por vários dias. O pessoal está amarradão. Na empolgação pela adrenalina de pegar uma onda grande. Mas, depois da ressaca, o mar sempre fica melhor – opina Guilherme.

Se o experiente surfista acredita que as ondas gigantes desses dias vão primar mais pela altura do que propriamente pela qualidade, a bodyboarder Isabel Moraes, 24, diz que as condições serão perfeitas para a prática da sua modalidade.

– Para surfar de ‘body’(board) é o ideal porque precisamos que nos jogue para o alto para mandar a manobra, então a gente precisa que ela esteja com bastante pressão e bem alta – diz a moça.

O profissional de Hotelaria Igor Bressoux, 29, surfa como hobby desde os 15 anos. Ele também está ansioso com a possibilidades de pegar uma das ‘superondas’ previstas, mas espera que o clima dê uma força.

– Tomara que não dê muito vento porque ele estraga. Tem uma previsão de um vento meio chato. Tomara que mude. Ou então que a ressaca dure até o vento parar – aguarda Bressoux.

Nativo de Arraial, o surfista Raul Arrabal, 38, confirma que a Praia Grande não será para iniciantes.

– As condições do mar estão muito extremas. Não é recomendado para nível intermediário, só para os experientes. Mesmo assim não acho que vá ficar cheio – comenta Arrabal. 

Autoridades alertam sobre perigo de ficar nas pedras

Se, para os surfistas, o mar vai estar nas condições praticamente ideais para a prática do esporte, para as demais atividades e os banhistas em geral, as autoridades recomendam atenção. Segundo o comandante do 18º Grupamento de Bombeiro Militar (18º GBM), tenente-coronel Cássio Capelli, o principal risco durante os períodos de ressaca é para quem costuma ficar nas pedras, principalmente para pescar.

– A grande estatística de vítimas fatais acontece em cantos de pedras, principalmente, de pescadores – avisa.

O comandante pede ainda que os frequentadores das praias procurem ficar próximos dos postos de guardas-vidas. Ele garantiu que a equipe está em regime de prontidão até a próxima segunda-feira. Motos aquáticas e quadriciclos estão sendo usados para ronda e qualquer outra eventualidade.

– Para a praia ser segura, na hora de dar mergulho, é preciso tomar precauções. O melhor é levar o baldinho e ficar na beira da – avisa Capelli.

A Defesa Civil Municipal emitiu uma nota reforçando as recomendações do Corpo de Bombeiros. Segundo o coordenador Carlos Ernesto Dornellas, os banhistas precisam ficar ligados na sinalização do mar. Haverá bandeiras de alerta e placas de orientação nas principais praias de Cabo Frio, como na orla do Forte, Peró, Casuarina, Foguete e Conchas.

– É muito importante que as pessoas obedeçam às bandeiras e placas de sinalização e, principalmente, acatem todas as orientações dos guarda-vidas – informou Carlos Ernesto.

Por sua vez, a agência da Capitania dos Portos de Cabo Frio já informou às colônias de pescadores e às marinas as condições do mar para os próximos dias. Segundo a reportagem apurou, não há proibição formal para os passeios de barco em Cabo Frio, Arraial e Búzios. As condições do vento e do mar serão avaliadas diariamente.