Janio

Janio acredita que regularização de salário de servidor estadual aconteça em setembro

Deputado diz que pagamento depende da concretização da venda da Cedae

4 AGO 2017 • POR Redação I Foto: Divulgação • 18h15

Em meio a uma das mais graves crises econômicas do Estado do Rio de Janeiro, deputados estaduais retomaram a rotina de sessões na Assembleia Legislativa num cenário onde funcionários públicos chegam a quatro meses de salários atrasados. O deputado Janio Mendes (PDT), conversou sobre alguns assuntos de destaque para o estado e acredita que os servidores poderão ter o pagamento de salários estabilizados a partir de setembro. 

Folha dos Lagos -  Você acredita mesmo que o salário do servidor ficará em dia a partir de agosto?
Janio Mendes - A assinatura do acordo, apesar de conter prazos elásticos para o cumprimento de obrigações, é uma garantia de que finalmente teremos salários em dia. A coisa se dará em etapas; com a venda da folha, o Estado fará R$ 1,5 bi. Acredito que isto saia na segunda quinzena de agosto. Já a operação com o aval do BNDES para venda de ações da Cedae, acredito que na segunda quinzena de setembro, quando finalmente teríamos a quitação do debito com o servidor.

Folha -  Além da operação financeira que envolve a venda da Cedae, o Estado também espera por mais recursos dos royalties. Qual seria o montante? Ainda para este ano?
Janio - O estado vive a expectativa de um acordo com a Petrobras para o pagamento de R$ 1,5 bi de pagamento de dívida referente à participação especial. Não estou confiante nesta operação, pois a Petrobras trabalha com a hipótese do pagamento em fornecimento de combustível, para viaturas usando a fragilidade econômica e necessidade do Estado.

Folha - Esta previsão de mais royalties chega aos municípios?
Janio - A produção de royalties segue crescendo, da mesma forma que acontece a recuperação do preço do petróleo bruto. Assim, combinado estes fatores, temos uma perspectiva de aumento, sem chances de voltarmos aos patamares anteriores.