governo

Governo convoca 230 concursados de 2009

Acordo também garante a chamada de mais 342 servidores em dezembro

26 JUL 2017 • POR • 09h19

 Após um longo período de espera, 230 aprovados no con­curso de 2009 da Educação serão chamados para trabalhar no próximo dia 31. Os servido­res foram efetivados em posse na Escola Municipal Edílson Duarte, no Jardim Caiçara, na manhã de ontem. A medida é consequência de um acordo entre o Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação com o Governo Municipal, que per­mite a convocação em etapas.

A Secretaria de Educação fará nova chamada em dezem­bro: 342 servidores serão efe­tivados. Em 2019, o governo convocará 339 concursados. No ano seguinte, 226 funcioná­rios poderão trabalhar.

Uma decisão judicial obrigou a Prefeitura a empregar tempo­rariamente parte dos concursados. Os contratos temporários serão renovados até dezembro deste ano com o processo sele­tivo para os cargos provisórios.

– O Sepe preferiu negociar. Se a gente batesse, a Prefeitura poderia entrar com um recurso em cima da nossa ação. Poderí­amos parar no Supremo (Tribu­nal Federal). O governo abriu todo mapeamento de efetivos e, nome por nome, vimos todas as necessidades reais da rede, coisa que a gente nunca teve acesso. Foi uma grande vitória, mas ninguém acreditava que os concursados fossem chamados – afirma a professora Denize Alvarenga.

De acordo com a diretora do Sepe, a efetivação dos concur­sados é mais um passo na luta contra os “contratos políticos”.

– É de suma importância essa vitória. Foram anos de luta, mas, finalmente, está sen­do concluída essa etapa. Esta­mos lutando para diminuir o número de contratos políticos e que a Constituição seja cumpri­da. Cargo público é através de concurso público – argumenta.

Pelo telefone, a secretária de Educação Laura Barreto come­morou o sucesso da convoca­ção.

– Muitos que já estavam con­tratados ficaram na mesma es­cola. Não terá modificação de escola nesse momento, o que é muito importante. Que eles se­jam bem vindos. Muitos estão esperando mais de oito anos essa chamada. E essas vagas existem. São vagas são neces­sárias – comentou Laura.

A recusa da gestão passada em chamar os concursados cau­sou grande atrito com o Sepe. Os profissionais da Educação cobraram a convocação e che­garam a entrar com uma ação em 2013 – mas o então prefeito Alair Corrêa (PP) recorreu.