botijão de gás

Botijões de gás também requerem uso adequado

Residências que não possuem sistema canalizado devem observar itens de segurança

15 JUL 2017 • POR • 10h39

A tragédia ocorrida esta semana com a explosão de um apartamento no Jardim Olinda, em Cabo Frio, lançou luz sobre a manutenção da rede de gás canalizado, mas quem não mora em locais que disponham desse sistema também devem ficar muito atentos à segurança, sobretudo nos botijões.

A Liquigás, empresa que comercializa o gás liquefeito de petróleo (GLP) afirma que o cuidado deve começar no momento da aquisição do botijão ou cilindro. Recipiente sem lacre ou sem marca visível (estampada em alto relevo no corpo do recipiente) deve ser recusado. A compra deve ser feita somente em revendas autorizadas, com entregadores devidamente identificados. Além disso, ao receber o produto, o consumidor deve se certificar de que a marca estampada em alto relevo no recipiente é a mesma do lacre e do rótulo de segurança.

Outro cuidado importante é com a instalação. Reguladores e mangueiras devem conter o símbolo do Inmetro, o número da norma técnica de fabricação, além das datas de validade impressas em seu corpo (esses equipamentos têm prazo de validade de cinco anos). O uso de reguladores e mangueiras vencidas pode causar vazamento.

Também é importante observar que para a fixação da mangueira no regulador e no fogão deve-se utilizar abraçadeiras. Após a instalação, deve-se verificar se há vazamento com um teste simples, que consiste em colocar espuma nas duas extremidades da mangueira.

O consumidor deve adquirir botijões somente de revendas autorizadas e conferir sempre a existência do lacre e a data de validade do botijão. Caso o vasilhame esteja fora do prazo de validade ou sem o lacre, o consumidor deve recusá-lo e enviá-lo imediatamente de volta à companhia.

Para garantir a segurança, os vasilhames são submetidos ao processo de requalificação, segundo as normas da Agência Nacional do Petróleo (ANP). A primeira requalificação é realizada após 15 anos da fabricação do botijão e as seguintes ocorrem a cada 10 anos de uso. 

Fique atento para as dicas sobre armazenamento e instalação do recipiente:

Onde armazenar o recipiente

·         - Coloque o recipiente sempre em locais ventilados, para facilitar a dispersão do gás em caso de vazamento.

·         - Nunca armazene o botijão em compartimentos fechados (armários, gabinetes, vãos de escada, porões etc.).

·         - Nunca coloque o botijão próximo a tomadas, interruptores e instalações elétricas (mantenha distância mínima de 1,50m).

·         - Nunca instale o botijão próximo a ralos ou grelhas de escoamento de água (mantenha distância mínima de 1,50m). Por ser mais pesado que o ar, o gás pode se depositar nesses locais, em caso de vazamento. Assim, qualquer chama ou faísca poderá provocar um acidente.

·         - De preferência, o botijão deve ficar do lado de fora da cozinha em local arejado, coberto e protegido das intempéries, desde que não fique confinado.

Troca do botijão

·         - Antes de trocar o botijão, certifique-se de que todos os botões dos queimadores do fogão estejam desligados.

·         - Nunca efetue a troca do botijão na presença de chamas, brasas, faíscas ou qualquer outra fonte de calor.

·         - Nunca role o botijão. Transporte-o sempre na posição vertical.

·         - Retire o lacre de segurança do botijão levantando a própria aba do anel externo e gire-a no sentido anti-horário até o disco central sair completamente.

·         - Retire o regulador de pressão do gás do botijão vazio e, em seguida, encaixe e rosqueio sobre a válvula do botijão cheio.

·         - Use apenas as mãos. Não utilize ferramentas como martelo ou alicate.

·         - Antes de trocar o botijão, examine sempre as condições da mangueira e do regulador de pressão de gás, verificando sempre o prazo de validade e as condições de conservação.

Instalações sem risco

·         - Após instalar, faça o teste de vazamento, passando espuma de sabão ao redor da conexão da válvula de saída de gás e do regulador de pressão de gás.

·         - Se surgirem bolhas, repita a operação de instalação. Se o vazamento continuar, desconecte o regulador de pressão de gás e verifique se existe vazamento na válvula.

·         - Caso o vazamento continue, leve o botijão para um lugar ventilado, deixando o regulador de pressão de gás desconectado e chame a assistência técnica do seu fornecedor de gás.

·         - Jamais passe a mangueira por trás do fogão. Se for necessário alterar a posição de entrada de gás, chame profissionais credenciados pelo fabricante do fogão.

·         - Não instalar o fogão onde há corrente de ar que possa apagar a chama e causar vazamento de gás.