tartarugas marinhas

Cresce número de tartarugas marinhas resgatas em Arraial

Animais ficam sufocados pelo lixo no mar ou se ferem em redes ilegais de pesca

14 JUL 2017 • POR Rodrigo Branco I Foto: Divulgação • 11h30

As agressões ao meio am­biente em Arraial do Cabo tem feito das tartarugas-marinhas al­gumas de suas maiores vítimas. Desde o mês passado, a Guarda Ambiental de Arraial do Cabo registrou, pelo menos, quatro resgates de animais que agoni­zavam na beira das praias ou es­tavam desorientadas no canal da antiga Álcalis. De acordo com o coordenador da Guarda, Mauro Cezar Gonçalves da Silva, são vários os motivos para o aumen­to no número de ocorrências.

– Pode ocorrer por ingerirem lixo, como plástico, guimba de cigarro e outras coisas mais. Outras já apresentam marcas de algum tipo de pesca, de linha ou pedaço de rede que estava enro­lada. Ou até mesmo por afoga­mento. O pessoal também não tem consciência e ficam empur­rando as tartarugas que sobem para respirar para dentro da água e elas acabam se afogando – re­lata Mauro Cezar.

O aumento na população de tartarugas na cidade é creditada ao trabalho feito pelo Proje­to Tamar, que existe há quase trinta anos e está espalhado pelo litoral brasileiro. No Es­tado do Rio, existem polos em São Francisco do Itabapoana e no Farol de São Tomé.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Márcio Cro­ce, comentou que está atento ao problema e que a pasta dá suporte às ações de fiscalização do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O órgão federal é o responsável pela reserva extrati­vista de Arraial, mas possui um pequeno contingente de funcio­nários para dar conta de toda a costa cabista.

– Fazemos um trabalho de conscientização e notificação das empresas de passeio náuti­co em parceria com o ICMBio. Essas empresas são das maiores responsáveis por poluir o mar. Isso é cumprido à risca. Mas também vem lixo de outras ci­dades. Aí não temos o que fazer, apenas monitorar e dar apoio ao ICMBio – explica o secretário.

A chefe do ICMBio, Vivianne Lasmar, não retornou a chamada da reportagem durante dois dias seguidos.