Plano de Mobilidade Participativa

Prefeitura lança Plano de Mobilidade Participativa nesta quarta (28)

Segundo secretário, elaboração do projeto não pode ser 'de cima para baixo'

28 JUN 2017 • POR Redação I Foto: Arquivo Folha • 08h21

Cabo Frio dará o pontapé inicial para tentar desatar o nó do problemático trânsito no município. Hoje, a partir das 11 horas, no auditório da prefeitura, será lançado o Plano de Mobilidade Participativa que, como o nome sugere, terá a contribuição de diversos segmentos da sociedade civil. Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Mauro Branco, não poderia ser diferente.

– Hoje a ênfase é tentar descobrir com a cidade o que ela quer para a sua mobilidade urbana. Essa construção não pode ser unilateral. Não é do governo para o cidadão e sim do governo com o cidadão. A decisão tem que ser coletiva porque senão cria mais conflitos onde já existem conflitos demais – comenta.

Com a ocupação cada maior nos lugares mais distantes da cidade, como a periferia e o segundo distrito, cresce a preocupação com os longos deslocamentos. De acordo com a prefeitura, esses locais terão equipes setoriais de participação popular. Como um todo, o plano contemplará itens como acessibilidade, transporte coletivo e infraestrutura viária, considerados fundamentais diante das dificuldades encontradas diariamente por motoristas, pedestres e ciclistas.

– A cidade piorou, mas todas as cidades pioraram. É normal. Quanto mais carros e menos espaço, aumentam os conflitos. O crescimento da cidade demanda deslocamento. Precisamos parar para conversar e dialogar com a sociedade para ver o que ela deseja – conclui o secretário Mauro Branco.drigo Maia.