forte

Forte São Mateus começa a ser monitorado

Imagens em alta resolução são transmitidas por TV a Cabo

27 JUN 2017 • POR • 10h32

Desde ontem o Forte São Mateus, um dos principais pontos turísticos e históricos de Cabo Frio, passou a ser monitorado por uma câmera de vigilância 24 horas por dia. A partir de agora, os assinantes da TV Costa do Sol terão acesso à imagens, em alta definição, ao vivo do Forte. A medida foi tomada como emergencial logo após a segunda onda de pichação sofrida pelo forte este ano. No último dia 14,  ele amanheceu pichado por vândalos, mas na semana seguinte, o espaço recebeu nova pintura.
Além da câmera que foi instalada nesta segunda-feira, o coordenador do espaço, Evangelos Pagalidis, informou que em breve o monitoramento do Forte São Mateus vai ganhar um reforço.
– Está chegando uma nova câmera da China que gira mais de 180 graus e dispara um zoom quando percebe movimentação. Esta câmera instalada vai ajudar a coibir a ação de vândalos – declarou Evangelos que ressaltou que ainda pretendem colocar um vigia no local.
O Forte São Mateus já foi pintado duas vezes em 2017 e em ambas as vezes foi por conta de pichações. Nos últimos anos, o local tem sido um dos alvos prediletos de vândalos. O local é uma é uma das mais antigas obras da arquitetura colonial latino-americana, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1956. O Forte foi construído no século 17, entre 1616 e 1620, por portugueses e índios tamoios para defender a terra das invasões dos franceses, ingleses e holandeses.

Foto: Evangelos Pagalidis