furtos

Furtos em série preocupam moradores de Arraial do Cabo

Nesta semana, pelo menos cinco estabelecimentos comerciais foram invadidos

22 JUN 2017 • POR Rodrigo Branco I Foto: Reprodução • 10h24

Imagens de câmeras de segurança estão sendo usadas nas investigações

Até então considerada uma cidade pacata, Arraial do Cabo vem sofrendo com a recente escalada da criminalidade. Nos últimos dias, os furtos a restaurantes e lojas têm ajudado a acabar com a tranquilidade dos moradores e comerciantes. Segundo relatos de testemunhas, apenas na madrugada de terça, cinco estabelecimentos comerciais foram invadidos e tiveram objetos e dinheiro levados.

Os crimes concentraram-se na Praia da Grande, nas proximidades da orla. Segundo a Polícia Civil, dois suspeitos estão sendo procurados. Imagens de câmeras de segurança de um dos estabelecimentos estão sendo usadas para ajudar nas investigações. Apesar da queixas em grupos de WhatsApp e em grupos da internet, a titular da 132ª DP (Arraial do comercianteCabo), Flávia Monteiro, afirmou que apenas duas pessoas prestaram queixa na delegacia.

– Houve apenas dois registros. Aqui tudo é um pouco aumentado. Já temos dois suspeitos, que estão sendo investigados – disse a delegada.

Por sua vez, os comerciantes estão assustados e revoltados com a situação. É exatamente uma dupla que Ronnie Trindade Pena, dono da hamburgueria Galo’s Burguer, na Rua Epitácio Pessoa, viu momentos antes de fechar a loja. Apesar da movimentação, o empresário não desconfiou de nada. Somente ao abri-la, na manhã de anteontem, percebeu que algo estava errado.

– Encontramos o caixa revirado e chamamos a polícia. Foi feita perícia. Depois soubemos que o vizinho também havia sido furtado. Estou indignado porque Arraial nunca foi assim, mas não critico a polícia. Os rapazes não devem ser da cidade. A porta que eles arrombaram era reforçada com caibro. Certamente usaram muita força para abrir – relata Ronnie, que entre o dinheiro furtado e reparos, teve prejuízo de mais de R$ 1 mil.

Por não ter deixado dinheiro na caixa registradora, os donos de um restaurante na orla tiveram um pouco mais de ‘sorte’. Contudo, os criminosos não se fizeram de rogados e levaram o equipamento, que tinha apenas R$ 50 reais em moedas. A proprietária, que mora em cima do restaurante, ouviu ruídos na madrugada, mas achou que fossem dos exaustores.

– Estamos há 15 anos em Arraial e é a primeira vez que isso acontece – comentou Ronald Eduardo, filho da dona do conhecido ‘Restaurante da Zefa’.

Otávio Vianna é vizinho de outro restaurante furtado na subida da Praia Grande. Ele teve a casa invadida pelos suspeitos, que chegaram a usar uma escada no quintal para subir o muro e alcançar o telhado do estabelecimento. Uma faca usada para invadir o restaurante ao lado foi deixada na casa de Otávio.

– Minha mãe que ouviu a movimentação. É algo que assusta ao morador que estava acostumado a uma tranquilidade que não existe mais – relata.