Hemolagos

Hemolagos está com estoque de bolsas abaixo do ideal

No Dia Mundial do Doador de Sangue, banco registrou 27 atendimentos, movimento considerado 'satisfatório'

15 JUN 2017 • POR Texto e foto: Gabriel Tinoco • 12h53

O Dia Mundial do Doador de Sangue teve 27 doações registradas no Hemolagos, no centro de Cabo Frio, na manhã de ontem. O banco de sangue fica na rua Barão do Rio Branco, ao lado do Hospital Santa Izabel. A unidade é responsável pelas coletas na Região dos Lagos, além de Rio das Ostras e Casimiro de Abreu. Para a técnica de enfermagem Laíssa Maques, 22, a doação é uma prova de amor ao próximo.

– Sou doadora desde os meus 18 anos e sempre venho voluntariamente. Hoje, por acaso, venho pelo Breno, um amigo meu que sofreu um acidente de moto e precisa de doação. Sou técnica de enfermagem e vejo a doa- ção como um ato de amor. Não tem melhor maneira de ajudar o próximo do que salvando a vida dele – afirma. Quem doava sangue pela primeira vez era a advogada Ana Paula da Silva, 26, que se sentiu realizada.

– É um ato de amor voluntário. Estou me sentindo bem realizada. A ideia surgiu de uma conversa com familiares. Hoje, coincidentemente, cheguei aqui e descobri que era o Dia Mundial do Doador de Sangue. Certamente, pretendo vir mais vezes fazer a doação – afirma.

O Hemolagos tem, em média, 15 atendimentos por dia, quantidade insuficiente para suprir todos os pedidos de doação. De acordo com a administração do banco de sangue, muitos pacientes são obrigados a remarcar cirurgias pela falta de sangue disponível. O estoque armazenado desde a última terça-feira supre a demanda só até segunda. Os atendimentos multiplicaram apenas durante a campanha de vacinação contra a febre amarela, em março passado – foram feitas 60 coletas em um dia.

Requisitos para doar sangue:

Estar em boas condições de saúde.

Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos precisam de autorização).

Pesar no mínimo 50kg.

Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).

Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).