Cabo Frio

Passeio por locais históricos de Cabo Frio acontece no dia 17

Caminhada surgiu de debate "Cidade Viva", promovido pela Folha dos Lagos

9 JUN 2017 • POR • 07h44

O passeio histórico por Cabo Frio sugerido durante o último ‘Cidade Viva’ – projeto da Fo­lha dos Lagos – sairá do papel. No próximo dia 17, a caminha­da terá largada no Largo Santo Antônio, no Itajuru, às 9h. O ro­teiro é uma proposta do projeto Núcleo de Estudos Históricos, numa parceria entre o curso de História da Estácio de Sá e a Prefeitura de Cabo Frio.

A previsão é que o passeio dure três horas. De acordo com o coordenador do curso de His­tória da Estácio, Paulo Cotias, a ideia é percorrer locais que ajudem a contar uma trajetória de mais de 400 anos.

– Nós vamos fazer uma ca­minhada, um roteiro histórico a pé. Será iniciado no Morro da Guia, passará pela Érico Coe­lho e fará todo o corredor his­tórico do centro da cidade. Par­tiremos da Praça Porto Rocha, passando pelo bairro Passagem e finalizando no Canto do Forte. Vamos trabalhar um corredor histórico. Nesse caminho, pas­saremos por Câmara, Charitas, Igreja de Nossa Senhora da As­sunção e Igreja Brasileira – diz.

O professor ainda quer um maior envolvimento dos mora­dores com o patrimônio históri­co de Cabo Frio.

– É um duplo objetivo. Que­remos auxiliar na consolidação do turismo histórico como al­ternativa viável para incremen­tar a programação da cidade de modo permanente. E também queremos fazer com que as pes­soas conheçam mais a nossa história, se apaixonem por ela e se envolvam mais com os seus referenciais, suas instituições, seu patrimônio. Eles fazem que sejamos aquilo que somos. Eles que constroem a nossa identida­de – analisa.