prefeitos

Prefeitos da região almoçam em Brasília atrás de recursos

Marquinho se reúne com Michel Temer para falar de segurança pública

6 JUN 2017 • POR Rodrigo Branco I Foto: Divulgação • 08h31

 Para aplacar a fome de recursos que ajudem a for­rar os cofres públicos va­zios, prefeitos da Região dos Lagos almoçaram, ontem, com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Entre outros, também par­ticiparam do almoço os prefeitos do Rio, Marcelo Crivella (PRB), e de Du­que de Caxias, Washing­ton Reis (PMDB).

No cardápio, constaram itens que fizeram parte da última reunião com Maia, em 10 de maio: a mudança na divisão dos royalties do petróleo proposta pelo Go­verno Federal e o aumento nos repasses federais.

A novidade é que, on­tem, participaram do en­contro os ministros da Educação, Mendonça Fi­lho, e das Cidades, Bruno Araújo. De antemão, já foi marcada para o dia 3 de ju­lho uma nova reunião com os ministros, a fim de se tentar a liberação de recur­sos que diminuam a asfixia financeira dos municípios.

Além de protocolar reivindicações nas pastas das Cidades e da Educa­ção, o prefeito de Arraial, Renatinho Vianna (PRB) pleiteia mais verbas para o Fundo Nacional de De­senvolvimento da Edu­cação (FNDE) e o parce­lamento dos débitos do município com o Governo Federal. Ele adiantou que a cidade se inscreverá no Programa de Refinancia­mento (Refis).

– Temos que entrar, se­não complica cada vez mais o nosso trabalho – comentou Renatinho, que esteve acompanhado do vice, Serginho Carvalho.

Por sua vez, o prefeito de Cabo Frio, Marquinho Mendes (PMDB), articula junto ao Ministério das Cidades uma linha de crédito para fazer obras de saneamento urbano. Assim como o colega de Arraial, Marquinho também tenta um acrés­cimo das receitas do FNDE para a construção de creches.

– Tivemos esse almoço para proje­tar uma agenda positiva com os mi­nistros. E o Rodrigo (Maia) colocou a Presidência da Câmara à disposição para nos ajudar – explica Marquinho.

O prefeito cabofriense aproveitou a ida à Capital Federal para esticar até o Palácio do Planalto, onde esteve com o presidente Michel Temer, ao lado de Crivella, de Rodrigo Maia e do gover­nador do Rio, Luiz Fernando Pezão. Segundo Marquinho, foi apresentado um projeto-piloto na área de seguran­ça pública que, a princípio, será apli­cado na capital do estado.

– Esse projeto vai fiscalizar as fron­teiras, envolvendo Polícia Federal, Polícia Rodoviária e Militar. Tenho certeza que terá grande visibilidade. E vai nos ajudar porque a violência de lá acaba refletindo aqui – comentou Marquinho