esgoto

Língua negra na Praia dos Anjos está com os dias contados

Prolagos apresenta projeto para acabar com despejo de esgoto no mar em Arraial

5 JUN 2017 • POR Rodrigo Branco I Foto: Arquivo Folha • 09h58

Um problema recorrente após os dias chuvosos em Arraial está prestes a ter uma solução. A Prolagos acaba de entregar para a Prefeitura e também para a Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico (Agenersa) um projeto para acabar com o despejo de esgoto na Praia dos Anjos. O presidente da concessionária, Carlos Roma, reuniu-se com o prefeito Renatinho Vianna (PRB) para tratar dos detalhes do assunto.

O início dos trabalhos ainda depende de uma autorização da Agenersa. Serão construídos dois ‘cinturões’ na Avenida da Liberdade, sob a qual passa uma galeria que desemboca no mar. A princípio, a obra não vai acabar com o despejo de águas da chuva nem de sedimentos e detritos das galerias pluviais, mas a expectativa é que, com o fim do despejo do esgoto ‘in natura’, a qualidade da água melhore bastante.

Em uma segunda etapa, a concessionária pretende fazer um levantamento de toda a rede para saber as possíveis influências dos morros na emissão dos dejetos. O valor da obra, que será inteiramente custeada pela Prolagos, não foi informado, mas, segundo a empresa, não pesará no bolso do consumidor.

– Não haverá aumento da tarifa por causa dessa nem de todas as obras que estão previstas como, por exemplo, a da Prainha – garante o diretor de Comunicação da empresa, Ricardo Azevedo.

Crítico do despejo de esgoto no mar desde os tempos em que era vereador, Renatinho não escondeu a satisfação com o projeto em meio aos problemas financeiros enfrentados pelo governo. O prefeito afirmou que a obra será um legado para a cidade.

– O fim definitivo desse despejo de esgoto é uma bandeira que a gente vinha defendendo há muito tempo. Vamos cobrar da Agenersa para que ela libere o quanto antes. A população espera por isso há anos. As águas pluviais ainda vão ser jogadas no mar, mas só de resolver o problema do esgoto já é um alívio – comentou o prefeito.