campanha

Whatsapp da Folha: Amigos de paciente grave se solidarizam

Campanha de doação ajuda filha de 4 anos de moradora de São Pedro

22 JUL 2014 • POR ROSANA RODRIGUES • 17h44

Amigos de Josiane Conceição, que está internada em estado grave no CTI do Hospital Santa Izabel, em Cabo Frio, pelo SUS, realizam uma campanha de doações de alimentos e roupas para a sua filha Sofia, de 4 anos. Eles fizeram o pedido por meio do Wathsapp da Folha (22 99971-7556) para que a campanha ganhe mais adeptos. Segundo a organizadora da doação, Briza Canuto, Josiane, que mora no Bairro Flexeira, em São Pedro da Aldeia, tem câncer nos pulmões e somente há nove meses descobriu a doença. O estado dela piorou há cerca de 30 dias, quando foi levada para a unidade de saúde e ficou internada. A doença se espalhou para outros órgãos e o rins está paralisado, o que levou a paciente ao coma. Briza afirma que o estado de Josiane foi agravado devido ao precário serviço de transporte de doentes crônicos feito pela Prefeitura de São Pedro da Aldeias. Josiane é auxiliar de Serviços Gerais e mantém a.

- A ambulância que levava ela para o hospital onde realizava o tratamento foi cortada pela prefeitura. O bairro onde moram tem condições precárias de vida e os familiares não têm condição nem de ir ao hospital visitar a Josiane porque não têm o dinheiro da passagem, que é muito cara – disse Briza, que se sensibilizou com a situação da família e abraçou a causa em ajudar a Sofia.

Briza conseguiu arrecadar um pouco de alimentos, roupas e agasalhos e entregou aos familiares de Josiane no último domingo (20), no entanto, ela acha que ainda é pouco e disponibiliza o seu telefone para os interessados (22 99766-1860). Ela quer estender as doações para os vizinhos de Sofia, pois também são muito carentes.

- Não precisa ir até a casa da Sofia, que é um bairro distante para levar a doação. As pessoas envolvidas com a campanha vão buscar na casa do doador – lembra a voluntária.

De acordo com o Pronto Socorro da cidade, Josiane Conceição, em sua última consulta, foi levada ao Hospital Santa Izabel pelo transporte de ambulância disponibilizado pela unidade, quando o médico responsável pelo atendimento optou por interná-la. A paciente está há mais de 30 dias internada e continua sem condições de remoção. Ainda de acordo com o Pronto Socorro municipal, o serviço de transporte está funcionando normalmente.